1
resposta

Mais de uma relação entre duas tabelas no Power BI

Olá,

Sou iniciante no Power BI e estou tendo a seguinte dificuldade: Tenho mútiplas bases de dados e preciso interligá-las tanto pelo nome do cliente quanto pela data.

Estou usando uma base de "De Para" fazer as relações entre o nome dos clientes entre as bases. Algumas também tem datas, e criei uma tabela de calendário para interligá-las. No entanto, como as bases já estão interligadas pelo De Para, o Power BI não ativa a relação das datas com o calendário, pois fica com mais de uma relação entre as bases "De Para" e "Calendário".

Existe alguma forma de fazer esses dois tipos de relação nas mesmas bases?

Obrigada pela ajuda

1 resposta

Olá, Julia!

Para que consiga relacionar as tabelas de forma mais eficiente, crie um "id" para cada cliente usando uma tabela fato (ou seja, uma tabela principal que contém dados únicos dos clientes como cpf, nome e etc) e um "id" para a tabela filha (ou seja, a tabela que contém os dados dos clientes por venda, data e etc...).

O "id" da tabela fato vai se relacionar com o "id" da tabela filha, e assim conseguirá retornar todos os dados que precisa, incluindo a data das transações.

Você pode utilizar também o LOOKUPVALUE, que é um "procv" do PBI. Segue o link para aprender mais https://docs.microsoft.com/pt-br/dax/lookupvalue-function-dax

Espero ter ajudado!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software