6
respostas

Mais de um perfil para atender públicos deveras distintos

Olá, Priscila. Para o meu projeto tenho como público alvo brasileiros, italianos e estadunidenses. Seria interessante criar 3 perfis no instagram para atender melhor cada público já que tais nações têm línguas distintas? Obrigado.

6 respostas

Rodrigo, tudo bom?

Tem sido comum as pessoas utilizarem dois idiomas no mesmo post, principalmente no #instagram e no #linkedin. Escreve um parágrafo num idioma, pula uma linha e escreve em outro. Ter vários perfis vai dividir seu público.

Outro ponto, no seu caso são três idiomas, se tiver mais do que isso faria apenas em inglês e português para não ficar parecendo aqueles manuais de produtos eletrônicos.

Oi Rodrigo. Tudo bem?

Não acho que seja necessário tu criar 3 perfis, seria trabalho em dobro, nesse caso triplo. Quanto mais seguidores tu conseguir trazer para uma conta só melhor! Traz esses teus 3 públicos pra uma conta e lá tu define um idioma ou até 2. Como o Inglês é uma língua universal, traz esse idioma como principal ponto de comunicação com os teus clientes. Nesse meio caminho tu pode fazer alguns patrocinados específicos para os brasileiros ou italianos, daí sim tu trabalha nos idiomas de origem desses outros.

Mas podes fazer como o Ronald sugeriu, de mesclar dois idiomas. Existem sim muitos perfis que fazem uso de 2 ou até 3 idiomas, por exemplo a Anitta, que quando estava engajando na carreira internacional, fazia post com os idiomas em português, inglês e espanhol, visto que ela estava querendo ganhar o público estadunidense e latino. Ao meu ver fica muito poluído e confuso, mas essa é a minha opinião!

Dá uma estudada no teu público afundo e veja qual a melhor forma de agir nesse caso, faça as perguntas óbvias sobre ele e como as informações vão chegar para eles!

Espero ter ajudado! Abraço.

Obrigado por dividir seus pensamentos no fórum, Ronald e Lucas! Sabemos que o instagram foca na comunicação através de imagens... mas fazendo uma breve comparação com outra rede como o linkedin é possível observar que há páginas onde mesclam postagens com idiomas distintos, como por exemplo a microsoft: https://www.linkedin.com/company/microsoft/

ou o jägermaister:

https://www.linkedin.com/company/mast-j%C3%A4germeister-se/

A ideia de usar 2 idiomas na mesma postagem acho interessante. Mas o que acham de fazer no instagram o que é feito em alguns casos no linkedin (cada postagem com um idioma)? Conhecem alguma conta bem sucedida para que eu possa tratá-la com objeto de estudo?

Mais uma vez agradeço pelas dicas e atenção!

Oi Rodrigo, acho que legal tu fazer uma conta só e intercalar os idiomas para os teus 3 públicos, mas como eu disse antes, o inglês é a língua universal e tu pode notar que tanto no LinkedIn da Microsoft quanto no da outra conta que tu passou, é usado o inglês para informar ao público geral, por se tratar de um idioma forte e que quase todo mundo entende.

Minha sugestão é tu testar esse formato de postagens com idiomas diferentes pra ver como vai ser o engajamento, mas toma cuidado pra não repetir as infos, a ideia é tu não fazer 3 postagens iguais e só o idioma alterado.

Outra sugestão é daqui a pouco tu construir um carrossel com as tuas infos nos 3 idiomas e no texto ter apenas um informativo básico em inglês, não sei se tu me entendeu nessa ideia?! Qualquer coisa avisa que a gnt se ajeita hahaha

Espero ter ajudado!

Opa! Entendi sim, Lucas.

Obrigado mais uma vez, Lucas e Ronald!

De nada meu querido! Quando surgir alguma dúvida, compartilha aqui com a gente :)