1
resposta

Looker - Contagem de dias úteis

Bom dia!

Estou com uma duvida, eu preciso fazer um cálculo no Looker que utilize apenas dias úteis, pesquisei na documento do Looker e encontrei apenas contagem com dias corridos.

Encontrei a fórmula DATETIME_ADD, que preciso fazer uma cálculo juntando uma data A + dias úteis (SLA) e me trazer a data esperada (igual a fórmula DIATRABALHO no excel).

É possível fazer no Looker?

1 resposta

Boa tarde, Marcelo! Tudo bem com você?

Sua situação é bem específica. No Looker, não há uma função nativa que faça exatamente o que a fórmula DIATRABALHO faz no Excel, mas você pode contornar isso usando a função WEEKDAY e CASE.

• A função WEEKDAY retorna o dia da semana de uma data, onde geralmente:

0 = Domingo
    1 = Segunda-feira
    ...
    6 = Sábado

• A função CASE permite filtrar apenas os dias úteis (geralmente de segunda a sexta-feira), além de excluir feriados específicos.

Exemplo:

CASE 
      WHEN WEEKDAY(${data}) IN (0, 6) THEN NULL 
      WHEN ${data} IN ('2024-12-25', '2024-01-01') THEN NULL -- Exemplo de feriados fixos
      ELSE ${data}
    END

Como não conheço seu cenário, deixo também outra alternativa, que é válido para situações mais complexas (como SLAs que exigem múltiplas verificações de feriados ou dinâmicas), é ideal usar uma tabela de calendário no banco de dados, exemplo da estrutura:

DataÉ_dia_útilFeriado
2024-12-0100
2024-12-0210
2024-12-2501

Caso queira se aprofundar no assunto, deixo como referência este artigo. As recomendações estão em inglês, mas, usando o recurso de tradução de páginas do próprio navegador, é possível compreender.

Espero ter ajudado. Conte com o apoio do Fórum na sua jornada. Fico à disposição. Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado