1
resposta

login / logout

Gente essa parte de autenticação no rest API eu faço no front ou no back? tenho uma dúvida se eu fizer a parte do front no vs-code rodando na porta 3000 e o back no spring rodando na porta 8080 como eu faço pra o front se comunica com o back ? nesse exemplo de autenticação

1 resposta

Olá Bruno!

Sua pergunta é muito pertinente e pode ajudar outras pessoas também.

Para fazer a autenticação em uma API Rest, normalmente é feita no back-end. O front-end é responsável por enviar as informações de login e senha para o back-end, que irá validar essas informações e retornar um token de autenticação para o front-end.

No seu exemplo, você pode fazer a parte do front-end na porta 3000 e a parte do back-end na porta 8080. Para o front-end se comunicar com o back-end, você pode utilizar requisições HTTP. Por exemplo, quando o usuário clicar no botão de login, o front-end enviará uma requisição POST para o back-end com as informações de login e senha. O back-end irá validar essas informações e retornar um token de autenticação. O front-end pode armazenar esse token em um cookie ou em um local storage para utilizá-lo em requisições futuras.

É importante lembrar que a segurança é um aspecto muito importante em uma API Rest. Certifique-se de utilizar boas práticas de segurança, como por exemplo, utilizar HTTPS, validar as informações de entrada, não armazenar senhas em texto puro, entre outras.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software