7
respostas

LIVRO E ESTOQUE

Olá! Sobre o relacionamento ESTOQUE-LIVRO, no exemplo da aula, o professor concluiu que:

LIVRO(1, 1) ------ (0, N)ESTOQUE.

Gostaria de saber se dessa forma é correto:

LIVRO(1, N) ------ (0, N)ESTOQUE.

(já que no pedido pode ter vários livros, não entendi pq professor colocou 1)..

Grato desde já.

7 respostas

Oiii Josiel, tudo bem?

O que entra em questão é a regra de negócio. O que ficou confuso, foi que ele saiu do mundo real que pensamos. Ele determinou que o pedido só pode ter um livro, mas sabemos que na realidade, podemos ter vários livros em um pedido (em um comércio real / Livro(1, N) ------ (0, N)Estoque). O professor ligou com a parte de pedido, o ideal seria que focasse apenas em livro-estoque.

Ou seja, essa cardinalidade que o professor colocou no exemplo está correta por estar de acordo com a regra de negócio do sistema. Entretanto, Livro(1, N) ------ (0, N)Estoque também é correto, pois é uma regra de negócio da qual estamos acostumados.

Espero que tenha sanado sua dúvida. Qualquer coisa é só me falar, tá bom? :)

No modelo feito pelo professor (confere a imagem aqui: https://imgur.com/gallery/N6DNC7z ) mostra pedido contendo vários livros e no estoque podendo ter apenas um livro.

Está correto ?!

(pois, me parece uma ambiguidade)

Grato desde já!

Alô!!!

Estou com esta dúvida há 2 semanas.

Alguém aí!!

Oii Josiel,

Me perdoe pela demora em te dar um retorno, não tinha visto que tinha postado aqui novamente, me perdoe de verdade.

Essa forma em que o instrutor colocou a cardinalidade, está correta. Como eu disse acima, tudo depende da regra de negócio. E essa regra de negócio saiu da realidade que estamos acostumados.

Vamos pensar nesse cenário:

Temos dois pedidos diferentes, ou seja, dois livros e só tinha um livro no estoque. O próximo pedido não vai dar certo, porque no estoque não tem aquele livro. Então o estoque pode existir sem o livro, por isso a cardinalidade mínima é 0.

Pensando no banco a lógica é que a tabela estoque armazene o livro, no caso o Cod_Livro, que é uma chave estrangeira para a tabela livros, e também a quantidade.

Aqui entra novamente a regra de negócio. O que ficou confuso, foi que ele saiu do mundo real que pensamos. Ele determinou que o pedido só pode ter um livro, mas sabemos que na realidade, podemos ter vários livros em um pedido (em um comércio real). O professor ligou com a parte de pedido, o ideal seria que focasse apenas em livro-estoque.

Independente se na realidade ou o que pensamos seja diferente, o correto é seguir as regras de negócios de quem solicitou o banco ou o sistema.

O professor poderia ter ilustrado melhor esse cenário, e esse assunto é um pouco delicado, acaba que a gente fica um pouco confuso mesmo.

Deixo esse link como referência, para que entenda melhor a modelagem.

Qualquer dúvida estou à disposição, tá bom? ^^

Olá, Maria!

Ainda estou confuso.

..eu entendi sobre a regra de negócio etc... ..na verdade, no vídeo, o prof. determinou que o pedido pode ter vários livros sim (não é mesmo?! ) O q eu quero que vcs me esclareçam é esse pequeno detalhe sobre a imagem destacada (quero mais detalhe)

No aguardo da resposta.

Olá!

Alguém?!

No aguardo ainda.

Oi Josiel,

No caso você quer saber sobre a cardinalidade do livro-estoque, certo? E sim, o estoque pode ter vários livros, mas nesse caso o instrutor fez uma ligação com a parte do pedido, já que ele definiu que livro não tendo em estoque, ele pode existir no pedido, porém o pedido não será faturado porque não tem no estoque. O ideal seria que ele focasse só em livro-estoque. Só que, essa modelagem entra na regra de negócio que expliquei acima.

A forma que o instrutor fala, fica bastante confuso mesmo. Toda vez que eu assisto essa aula novamente para responder algo do tipo, sempre fico confusa e levo tempo para dar uma resposta que ajude, por isso demoro, me desculpe por isso.

Se eu puder ajudar em algo mais, estou à disposição ;)