Alguém me explica essa parte da aula que eu não entendi? O que significa esse lista = None
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Alguém me explica essa parte da aula que eu não entendi? O que significa esse lista = None
Boa tarde, Marconi! Tudo certinho?
Vamos por partes, na hora de declarar a função faz() foi passado o parâmetro lista, até ai tudo bem, porem esse parâmetro está recebendo um valor já, o None, então oq acontece com o programa quando ele lê essa informação?
funcao(parametro = alguma_informacao):
...Ele vira o valor padrão desse parâmetro, então toda vez que for chamar a função faz() sem nenhum argumento, ou seja com o () vazio, o computador entende que a variável lista vai receber o None.
Seguindo o código podemos ver que ele faz um teste para ver se passaram algum argumento para a função, caso alguém chame ela sem deixar um argumento como no caso teste do faz(), a condição vira verdadeira e ele cria uma lista e adiciona na variável lista, mas se por acaso tivesse chamado a função com faz([1,2,3]) ao invés de somente faz()? Bem ele ignoraria o None já que foi passado um valor como argumento, seguindo linha a linha do código normalmente, ia checar se a lista é None e como não é vazia, vai mostrar o tamanho da lista ([1,2,3]) que passamos como argumento, imprimir a lista e depois adicionar o inteiro 13 na lista.
Bem espero que não tenha ficado confuso e deu para entender bem kkk deixar um link de uma pergunta parecida no stackoverflow, sempre é bom ver mais de uma explicação sobre, quem sabe pode ajudar tbm