1
resposta

Lista e loops (exercício com firulas)

Fiz o exercício com umas firulas: tenho uma lista de nomes, aí pergunto a idade de cada pessoa. Depois faço um for que pega o índice de cada nome e vai buscar a idade de pessoas na lista de idades. Então passa para a função que verifica se tem permissão para dirigir.

#lista com nomes

nomes = ['Marco', 'Luke', 'Ana', 'Rafael', 'Sophia', 'Beto']

#pergunta a idade de cada pessoa
for nome in nomes:
  idades.append(int(input ('Qual a idade de ' + nome + '? ')))

#uma quebra de linha pra ficar mais bonitinho
print('')

#vai associar cada idade a um nome, pelo índice dentro da lista e chamar a função
for nome in nomes:

    posicao = nomes.index(nome)

    verifica_permissao(nome, idades[posicao])


def verifica_permissao(nome, idade):

  if idade >= 18:
    print(f'{nome} tem {idade} anos e TEM permissão para dirigir')
  else:
    print(f'{nome} tem {idade} anos e NÃO TEM permissão para dirigir')

EDIT: achei que estava muito rebuscado e tentei fazer uma versão mais simples. Parece também que fazer tudo no mesmo notebook no Collab atrapalha, porque ele pega coisas que foram definidas antes. Posso estar viajando, sei lá. Mas lá vai:

#Tentativa de uma versão mais simples

nomes = ['Marco', 'Luke', 'Ana', 'Rafael', 'Sophia', 'Beto']
idades = []

for nome in nomes:
  idades.append(int(input ('Qual a idade de ' + nome + '? ')))

print('')

def verifica_permissao(nomes, idades):

  for nome in nomes:

    idade = idades[nomes.index(nome)]

    if idade >= 18:
      print(f'{nome} tem {idade} anos e TEM permissão para dirigir')
    else:
      print(f'{nome} tem {idade} anos e NÃO TEM permissão para dirigir')


verifica_permissao(nomes, idades)
1 resposta

Olá Marco, tudo bem com você?

Peço desculpas pela demora em obter um retorno.

Meus parabéns pelo seu empenho indo além do proposto nas aulas, essa dedicação é muito importante para o seu desenvolvimento. Seu código é legível e de fácil compreensão, atendendo bem a sua proposta.

Sobre o uso de um único notebook no Collab para realizar testes com o código. Caso uma variável ou função tenha sido declarada no notebook ela ficará disponível para todas as linhas que estão abaixo da sua declaração, assim, o valor que a variável receber será considerada para as demais partes do código, podendo gerar erros. Opte por fazer o uso de notebooks separados quando estiver trabalhando com projetos diferentes.

Espero ter ajudado. Continue mergulhando em conhecimento e não hesite em voltar ao fórum para continuar aprendendo e interagindo com a comunidade.

Em caso de dúvidas estou à disposição.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!