8
respostas

Linhas duplas ligando os relacionamentos

Olá, tudo bem? fiquei com uma dúvida aqui. Quando a candinalidade mínima é parcial, a gente faz a ligação com uma linha simples e quando ela é total, fazemos a ligação com uma linha dupla, certo?

Outra forma de representar seria (1,1) para cardinalidade mínima total e (0,N) ou (1,N) para uma cardinalidade mínima parcial. É isso mesmo? e desde que eu escreva essa cardinalidade entre parenteses, eu posso continuar usando linha simples ao invés de linha dupla.

Porém, na aula de revisao do modelo, mesmo sendo informado que dependente tem uma relação de 1:1 com funcionário, foi usado uma linha dupla para fazer o relacionamento. É necessário que seja mesmo uma linha dupla mesmo a cardinalidade mínima sendo inserida (1,1)?

Pergunto isso porque existem outras representações (1,1) que usaram linhas simples.

Obrigado!

8 respostas

Oii Pablo, tudo bem?

O que disse está super correto, mas no caso de dependente e funcionário é o seguinte:

O relacionamento é representado por um um losango, certo? Assim como as entidades podem ser classificadas em fortes ou fracas.

Imgur

Dependente é uma entidade fraca em relação ao Empregado, porque não existe dependente sem o empregado. Por isso o losango desta relação está representado com uma linha dupla. Já na relação entre Empregado e Cargo não tem dependência de existência, porque um cargo não depende de um empregado para existir e vice-versa.

Espero ter sanado a sua dúvida. Qualquer coisa estou por aqui, tá bom? :)

Olá Maria Gabriela, tudo bem? muito obrigado pela sua resposta.

Acontece que na aula, o professor fez o relacionamento do dependente e o empregado usando linhas duplas. O retangulo do dependente esta ligado ao losango por linhas duplas. Entendeu?

Pablo,

Segue a mesma linha de raciocínio. Na restrição de participação as linhas duplas significam que naquele relacionamento a dependência existencial é total, certo? Entre dependente-empregado, dependente só pode existir se estiver relacionado a algum empregado.

Qualquer dúvida é só falar, tá bom? :)

No exemplo que você colocou acima, deveria também haver uma linha dupla unindo empregado e cargo? um empregado depende de um cargo para existir. Ou nao?

Oi Pablo,

Na relação entre Empregado e Cargo não tem dependência de existência, porque um cargo não depende de um empregado para existir e vice-versa.

Pensei que seguisse a mesma lógica do dependente e do funcionário. Porque todo funcionário tem um cargo. Se ele nao tiver um cargo ele nao é um funcionário. entende?

Pablo,

Sua lógica faz sentido, mas tudo depende da regra de negócio definido pelo cliente. Na modelagem que usei como exemplo o cargo não precisa necessariamente do empregado para existir, mas um departamento sim, pois o departamento é formado por um conjunto de empregados. O empregado pode existir sem um cargo? Sim, pois pode ser um funcionário externo, prestador de serviço, entre outros.

Espero que tenha ficado mais claro. Qualquer outra dúvida é só falar.

Agooooooora sim Maria.

Regra de negócio mesmo.

Veluuuu!