2
respostas

Lendo arquivo externo dentro do PyCharm

Nesta aula aprendi como ler um conjunto de dados de um arquivo externo (txt) dentro do Colab. Como faço este mesmo processo, porém utilizando o PyCharm?

2 respostas

Olá Felipe, tudo bem? Espero que sim!

O processo é exatamente o mesmo, basta colocar o arquivo .txt na mesma pasta que o arquivo de script do pycharm, ou passar o caminho do arquivo .txt completo para a função loadtxt().

Espero que tenha tirado sua dúvida.

Estou à disposição. Bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Fala, Felipe! Bão?

Eu estou fazendo o mesmo exercício, mas dentro do VSCode, que tem suporte a notebooks, que o PyCharm Community não tem.

Meus diretórios estão configurados assim:

• Diretório do projeto:
    • data
      • carros-anos.txt
      • carros-km.txt
      • carros-nomes.txt
      • carros-valor.txt
      • carros-zero-km.txt
    • notebook
      • python_data_science_numpy.ipynb

Ou seja, abaixo do diretório do projeto, tenho dois diretórios, um com os arquivos de dados e um com o notebook.

Imagem da árvore de diretórios do VSCode, mostrando a pasta do projeto com duas pastas dentro, a data, com arquivos de dados, e a pasta notebook, com arquivos de notebook

De dentro do meu notebook, eu carrego os aquivos usando o caminho relativo do arquivo:

km = np.loadtxt('../data/carros-km.txt')

Se os arquivos de dados estivesse na mesma pasta do notebook, seria:

km = np.loadtxt('carros-km.txt')

Se eles estivesse em um diretório data, que fica na mesma pasta do notebook, seria:

km = np.loadtxt('data/carros-km.txt')

Em último caso, você pode usar o caminho absoluto do arquivo. Exemplo:

km = np.loadtxt('E:\\repositorios\\pasta_do_projeto\\data\\carros-km.txt')

Não é o jeito mais recomendável mas, em caso de emergência, quase sempre funciona.

Se quiser mais informações sobre como indicar o caminho do arquivo, pode dar uma olhada nesse artigo.

Qualquer coisa, pode dar uma olhada no meu repositório.

Espero ter ajudado.