1
resposta

Jogo de adivinhação

Esse foi meu resultado, com um pequeno help ao chat gpt, mas sem ter uma resposta completa dele, somente para entender erros, problemas nas declarações. Por fim saiu como esperado. Acredito que para praticar mais um pouco, dá pra pegar esse código e com algumas modificações, gerar 6 dezenas e fazer um simulador da Mega-sena, haha. Ficou meio difícil acertar em 5 chances.

import java.util.Random;
import java.util.Scanner;
        public class Main {
            public static void main(String[] args) {
                Random random = new Random();
                Scanner scanner = new Scanner(System.in);

                //Gera um número aleatório entre 0 e 100
                int numeroAleatorio = random.nextInt(100);
                int tentativas = 5;

                System.out.println("Tente adivinhar um número de 0 a 100, você tem : " + tentativas + " tentativas!");

                for (int i = 0; i < tentativas; i++) {
                    System.out.print("Tentativa" + i + ":");
                    int palpite = scanner.nextInt();


                    if (palpite == numeroAleatorio) {
                        System.out.println("Parabéns! Você acertou o número " + numeroAleatorio + "!");
                        break;
                    } else if (palpite < numeroAleatorio) {
                        System.out.println("O número é maior!");
                    } else {
                            System.out.println("O número é menor!");
                        }
                        if (i == tentativas) {
                            System.out.println("Fim de jogo! O número era " + numeroAleatorio + "!");
                        }

                }
                scanner.close();
            }



        }
1 resposta

Olá Eduardo! Tudo bem?

Que legal que você conseguiu desenvolver o jogo de adivinhação!

É uma ótima maneira de praticar lógica de programação e manipulação de entradas e saídas em Java. Quanto à sua ideia de criar um simulador da Mega-Sena, é uma excelente forma de expandir o projeto e se desafiar ainda mais.

Para gerar 6 dezenas aleatórias, você pode usar o mesmo conceito de gerar números aleatórios, mas adaptando para o intervalo de 1 a 60, que é o intervalo das dezenas da Mega-Sena. Aqui está um exemplo de como você poderia começar a implementar isso:

import java.util.Random;
import java.util.HashSet;
import java.util.Set;

public class MegaSenaSimulator {
    public static void main(String[] args) {
        Random random = new Random();
        Set<Integer> dezenas = new HashSet<>();

        // Gera 6 dezenas únicas entre 1 e 60
        while (dezenas.size() < 6) {
            int dezena = random.nextInt(60) + 1;
            dezenas.add(dezena);
        }

        System.out.println("As dezenas sorteadas são: " + dezenas);
    }
}

Neste exemplo, usei um Set para garantir que as dezenas sejam únicas, já que a Mega-Sena não permite números repetidos. Isso pode te dar uma boa base para começar a criar seu simulador.

Bons estudos!