Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
7
respostas

Java instalado, mas não localiza a Classe

CMD dá mensagem de erro quando executo o arquivo OlaMundo.class. OlaMundo.class copiado para raíz (C:) e executei o comando: C:>java OlaMundo Erro: Não foi possível localizar nem carregar a classe principal OlaMundo

Instalei e configurei o Java conforme explicado. Tenho a informação dele instalado no CMD: C:>java -version java version "1.8.0_102" Java(TM) SE Runtime Environment (build 1.8.0_102-b14) Java HotSpot(TM) 64-Bit Server VM (build 25.102-b14, mixed mode)

Estou trabalhando com Windows 8 - 64 bits. Como deixei o diretório do CMD na raiz (C:), copiei o arquivo para lá e executei o comando java na raiz, não consigo entender porque não encontra o arquivo da classe.

7 respostas

Olá André, tudo bom?

Posso dar uma olhada no seu arquivo OlaMundo.java?

class OlaMundo {
    public static void main(String[]args){
        System.out.println ("Ola java");
    }
}

'Fiz o segundo exercício e apareceu o mesmo erro com o código

class Programa { public static void main(String[]args){ int idadeJoao = 18; int idadeMaria = 21;

int SomaDasIdades = idadeJoao + idadeMaria; System.out.println(SomaDasIdades); } }

Preenchi abaixo as linhas copiadas do CMD'

Microsoft Windows [versão 6.3.9600] (c) 2013 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.

C:\Users\Andre>cd C:\Users\Andre\Desktop\Treinamento Alura

C:\Users\Andre\Desktop\Treinamento Alura>javac Programa.java

C:\Users\Andre\Desktop\Treinamento Alura>java Programa Erro: Não foi possível localizar nem carregar a classe principal Programa

C:\Users\Andre\Desktop\Treinamento Alura>

Pelo jeito você precisa configurar suas variaveis de ambiente do windows para utilizar o comando java. Da uma olhada nesse tutorial aqui da propria Oracle em como alterar (ou adicionar) variaveis de ambiente no windows:

https://www.java.com/pt_BR/download/help/path.xml

Qualquer dificuldade, comente aqui =)

Espero ter ajudado.

Você setou as variáveis de ambiente corretamente, para testar digite no cmd o comando javac -version, e posta o resultado. Logo após experimente abrir o cmd como administrador pois como o arquivo está na raiz pode ser que seu sistema operacional requira permissões mais elevadas.

Você setou as variáveis de ambiente corretamente, para testar digite no cmd o comando

javac -version

e posta o resultado. Logo após experimente abrir o cmd como administrador pois como o arquivo está na raiz pode ser que seu sistema operacional requira permissões mais elevadas.

solução!

`Olá amigos depois de apanhar bastante dos testes, consegui descobrir qual o problema raiz. O java estava corretamente instalado. o comando "java -version" apresentava a resposta apresentada na primeira pergunta: java version "1.8.0_102" Java(TM) SE Runtime Environment (build 1.8.0_102-b14) Java HotSpot(TM) 64-Bit Server VM (build 25.102-b14, mixed mode) Ou seja, o java estava corretamente instalado.

O problema é que não encontrava as classes. Meu computador já teve o java instalado nele e havia uma configuração: JAVACLASS que direcionava a execução das classes especificamente para este diretório. Foi só configurar/alterar o diretório para o local onde estava executando os exercícios e reiniciar o computador, aí funcionou.

Em configurações avançadas de ambiente => Variáveis de ambiente => Nome da variável: CLASSPATH Valor: C:\java;C:java\Class;C:\Program Files\Java\jre1.8.0_102\bin

Aí está tudo funcionando. Obrigado pelo apoio!`

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software