Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Iteratividade dos Processos

Fred,

Pelo que li no Guia PMBOK 5ª edição, os processos do grupo de Planejamento acontecem, mas, se houver alguma mudança, entram em ação os processos de gerenciamento de mudanças. Estou correto até aqui ?

Após isso, o guia afirma que, pela sua natureza ITERATIVA, volta-se aos processos do grupo de Planejamento para novas previsões de cronograma, custos etc. Correto até aqui ?

Logo, qual a diferença exata para o Scrum que também é iterativo e está sempre se reavaliando ? Apenas o fato de que no PM tradicional, todo o projeto é pensado logo no início (e eventualmente podem ser feitas correções de rumo com essas iterações que eu citei anteriormente) enquanto no Scrum é pensado pedaço a pedaço, ou seja, faz-se alguma coisa nessa iteração (sprint) e depois vai-se pensar o que se fazer na próxima iteração ?

Desde já obrigado !

3 respostas

Fala Marcelo, tudo bem?

Novamente, a diferença do Scrum é que ele é prescritivo. Além disso, você não vai tratar mudanças dentro de uma Sprint, mas na Sprint seguinte.

Ao passo que é possível dentro de uma mesma fase de projeto tratar uma mudança, replanejando uma parte do projeto, sem necessariamente deixar aquela fase.

As fases num projeto, de acordo com o PMBOK, não precisam ser "planejamento", "execução", "encerramento". Você pode ter a fase 1,2,3... E cada uma ter em si planejamento e execução, por exemplo.

Você pode utilizar uma abordagem iterativa no gerenciamento clássico assim como utiliza no Scrum, mas no primeiro caso é boa prática e no segundo é prescritivo.

Abraços,

Frederico

Oi Fred,

Deixa eu ver se entendi: você afirma que o Scrum é prescritivo no tocante à iteratividade, é isso ?

solução!

Vamos pensar juntos... A iteração pressupõe que vamos ter contato com o cliente ou o Dono do Produto, trabalhar e vamos retomar este contato ao fim da iteração para entregar uma parte do todo, confirma?

Então o Scrum nos diz que o backlog da Sprint, que é uma iteração, não pode ser alterado enquanto a Sprint é executada. Confirma?

Se o Dono do Produto quiser fazer mudanças, ele tem de suspender a Sprint, confirma?

Então sim o Scrum é prescritivo ao determinar regras para a iteração.

Concorda ou não?

Quanto ao PMBOK, a iteração é sugerida na forma de onda sucessiva, mas sem estipulação de regras. Confirma?

Continuemos...

Uma mudança se torna necessária no meio do trabalho, numa iteração, se você está trabalhando com Scrum... Cancela a Sprint ou deixa ela terminar, se está trabalhando com boas práticas de gestão latu sensu, controla a mudança de acordo com aquilo que você estabeleceu como processo de gestão de mudança.

E aí, faz sentido?

Me ajuda, vamos retomar o significado de iteração básico. Puxa um Wiki pra gente, que tal?

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software