Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

IP192.168.1.24 não conecta ssh em VM Virtual Box com Vagrant

Olá, estou na aula 3 de Vagrant onde busco me conectar por ssh em uma VM via Vagrant. Não consigo me conectar, recebo um timeout:

C:\Users\jwbor\ambiente_dev\bionic>ssh vagrant@192.168.1.24 ssh: connect to host 192.168.1.24 port 22: Connection timed out

Quando olho meu ipconfig, tenho 3 VB Host-Only, não sei se tem algo a ver, mas segue:

*Adaptador Ethernet VirtualBox Host-Only Network:

Sufixo DNS específico de conexão. . . . . . : Endereço IPv6 de link local . . . . . . . . : fe80::f1ee:2c35:8920:d67a%13 Endereço IPv4. . . . . . . . . . . . . . . : 192.168.56.1 Máscara de Sub-rede . . . . . . . . . . . . : 255.255.255.0 Gateway Padrão. . . . . . . . . . . . . . . :

Adaptador Ethernet VirtualBox Host-Only Network #2:

Sufixo DNS específico de conexão. . . . . . : Endereço IPv6 de link local . . . . . . . . : fe80::39fd:681f:c389:2ee%6 Endereço IPv4. . . . . . . . . . . . . . . : 192.168.50.1 Máscara de Sub-rede . . . . . . . . . . . . : 255.255.255.0 Gateway Padrão. . . . . . . . . . . . . . . :

Adaptador Ethernet VirtualBox Host-Only Network #3:

Sufixo DNS específico de conexão. . . . . . : Endereço IPv6 de link local . . . . . . . . : fe80::a8ae:5911:38c1:4042%17 Endereço IPv4. . . . . . . . . . . . . . . : 172.28.128.1 Máscara de Sub-rede . . . . . . . . . . . . : 255.255.255.0 Gateway Padrão. . . . . . . . . . . . . . . :*

Quando não coloco um IP fixo na Public_network no Vagrantfile e pego o IP que a VM sobe eu consigo acessar o nfginx.

Vagrant.configure("2") do |config|
  config.vm.box = "ubuntu/bionic64"
  config.vm.network "forwarded_port", guest: 80, host: 8089
  config.vm.network "public_network", ip: "192.168.1.24"
end

Obrigado desde já.

Abs

3 respostas
solução!

Olá José, tudo bem? Você indicou o arquivo com a chave privada do usuário vagrant? No caso o arquivo private_key? Porque o que acontece é que quando, quando você usa apenas o comando:

vagrant ssh

O Vagrant utiliza por baixo dos panos um cliente SSH próprio e o arquivo private_key para fazer a conexão, porém quando você utiliza o seguinte comando:

ssh vagrant@192.168.1.24

Você está usando um cliente SSH externo, como por exemplo o OpenSSH, porém para isso ele precisa do arquivo private_key. Porém ainda acho que esse não é o problema no momento (pode ser mais a frente), o estranho é que você consegue chegar na máquina.

Tenta fazer um ping para a máquina e fala pra gente o resultado! Se o ping der certo, então tenta entrar na máquina usando o comando vagrant ssh, e cria um novo usuário e depois uma par de chave para ele e tenta fazer o acesso por esse novo usuário e fala pra gente o resultado!

Olá Jonilson, obrigado pela resposta. Segue meus comentários:

Você indicou o arquivo com a chave privada do usuário vagrant? No caso o arquivo private_key? R: Acho que não, como que faz isso? Não lembro de ter isso nas aulas

Você está usando um cliente SSH externo, como por exemplo o OpenSSH, porém para isso ele precisa do arquivo private_key R: Eu não cheguei a instalar nenhum SSH externo, estou usando o cmd do windows mesmo e não instalei nenhum módulo pra emular um SSH.

Tenta fazer um ping para a máquina e fala pra gente o resultado! Se o ping der certo, então tenta entrar na máquina usando o comando vagrant ssh R: Não deu certo, o ping não retornou nada.

Tenho prints aqui comigo conectado na VM via vagrant ssh, prints do timeout do ssh vagrant@192.168.1.24 e prints do timeout do ping, mas não estou conseguindo colocar aqui.

Deu certo, na verdade faltava indicar onde estava a private_key. Na próxima aula o professor falou disso.

Obrigado!