2
respostas

Inversão de cardinalidade.

Olá bom dia!

Estava vendo a aula e fiquei na dúvida com relação as cardinalidades (que me pareceu estarem invertidas). Na aula de cardinalidade tinhamos:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Ou seja a relação de (0,1) Funcionarios --> (1,N) Departamentos o que gera a relação final de 1:N (1 funcionário so pode estar em 1 departamento e 1 departamento precisa de no minimo 1 funcionário até N funcionários)

Porém na aula vimos a representação de (N:1) com o mesmo significado supracitado:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Gostaria de saber qual a interpretação correta:

N(Funcionario):1(Departamento) --> Funcionario pode ter somente 1 departamento e departamento pode ter varios funcionarios

ou

1(Funcionario):N(Departamento) --> Funcionario pode ter somente 1 departamento e departamento pode ter varios funcionarios

PS: Peguei o exemplo de funcionários mas isso está acontecendo nos outros relacionamentos tbm :(

@edit2 --> aparentemente tivemos uma inversão de cardinalidade do modelo ER para o relacional que é explicado em cardinalidade complemento, alguém consegue me confirmar se é isso mesmo? Obrigado!!

2 respostas

N(Funcionario):1(Departamento) --> Funcionario pode ter somente 1 departamento e departamento pode ter varios funcionarios

Pelo que entendi o N fica do lado onde são múltiplos, olhei em outros sites para conferir o conceito.

https://consultabd.wordpress.com/2019/09/16/cardinalidade-1-x-n-ou-n-x-1/ https://www.devmedia.com.br/modelagem-1-n-ou-n-n/38894

Quando aparece esse tipo de duvida vale a pena pensar como nas aulas de matematica combinatoria de conjuntos. Exemplo Um conjunto de funcionarios cabe em um departamento (Verdadeiro). Assim com respostas verdadeiras voce vai montando a cardinalidade e vendo onde ficam os (1) e (N)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software