Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Interferência em wi-fi a/b/n

Olá pessoal Tenho uma dúvida sobre interferência, vou descrever um ambiente. Supondo que tenho 50 AP's em um prédio de 4 andares. Com uma média de 12 AP's por andar. Durante o dia, os usuários (média de 700 usuários) tem acesso normalmente (autentica via Radius e navega na internet), porem durante a noite a velocidade é prejudicada! Realizando alguns testes é detetado que a velocidade é prejudicada somente no 2.4Ghz, e durante a noite, durante o dia flui normalmente. No 5Ghz funciona bem durante o dia e durante a noite.

Esses usuários (média 700) são divididos em 3 SSID's e 3 Vlans, no caso do wifi 2.4Ghz os AP's estão sendo utilizados nos canais 3, 6 e 11, e a/b/n! O mais interessante é que a interferência acontece no prédio inteiro e não em um único AP.

Estou utilizando uma ferramenta que demonstra o quanto de interferência está ocorrendo nos AP's mais próximos, por exemplo: -39 Mhz até -89 Mhz no AP da contabilidade.

Ainda não desabilitei ao MESH (vou realizar), mas qual outra possibilidade posso tentar para melhorar o acesso dos clientes em relação a essa lentidão?

Obrigado. OBS: com relação a postagem do Rafael Moreira de Lana. Acredito que ele estava se referindo ao tamanho da fonte, ou seja, a resolução estava muito alta e a tela estava muito pequena durante a apresentação, não era possível ver as opções das instruções do vídeo.

2 respostas
solução!

Olá, Ronaldo!

Pelo que você descreveu, parece que você está lidando com um caso bastante complexo de interferência em sua rede Wi-Fi. Vou tentar ajudar com algumas sugestões.

Primeiramente, é interessante que a interferência esteja ocorrendo apenas no 2.4Ghz e somente durante a noite. Isso sugere que algo específico está acontecendo nesse horário que está causando a interferência. Pode ser que algum dispositivo que só é usado à noite esteja causando a interferência, ou talvez algum equipamento elétrico que seja ligado apenas nesse período.

Uma sugestão seria tentar identificar se há algum padrão no horário que a interferência começa e termina. Se houver um padrão, isso pode ajudar a identificar a fonte do problema.

Outra possibilidade é que algum outro roteador Wi-Fi nas proximidades esteja configurado para mudar automaticamente para um canal menos congestionado durante a noite, e isso esteja causando a interferência. Você pode tentar usar um analisador de espectro para verificar se há outros roteadores Wi-Fi mudando para os canais 3, 6 ou 11 durante a noite.

Além disso, desabilitar o MESH pode ser uma boa ideia, pois isso pode reduzir a quantidade de tráfego na sua rede e, consequentemente, a possibilidade de interferência.

Finalmente, você pode tentar alterar a configuração dos seus APs para usar apenas os canais 1, 6 e 11 no 2.4Ghz. Esses canais não se sobrepõem e, portanto, são menos propensos a interferência.

Espero que essas sugestões possam lhe ajudar a identificar e resolver o problema. Cada ambiente é único e pode exigir diferentes abordagens para solucionar problemas de rede.

Bons estudos!

Ok, Lucas. Muito obrigado pelas dicas.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software