Olá Wildermarkes,
Durante a reunião de Sprint Planning, tanto o P.O quanto o time participam do processo de definição do Sprint Backlog, que serão as stories que serão desenvolvidas naquele Sprint.
As stories que devem ser priorizadas levando em consideração tanto o seu custo de desenvolvimento ( também chamado de esforço do time/ ou dificuldade da tarefa) , que é calculado pelo time, quanto o valor que aquelas stories apresentam para o cliente, que é normalmente feito pelo P.O.
Uma vez montado o Sprint Backlog, o ideal é que não seja alterado até o final da mesma, nem pelo P.O, nem pelo time.
E quanto a tarefas desenvolvidas em vão, isto não deveria acontecer, visto que as tarefas que estão no Sprint Backlog, foram escolhidas pelo time e pelo P.O. levando em conta o ROI de cada uma, ou seja o retorno(valor que a tarefa vai gerar para o cliente) sobre o investimento ( custo para desenvolver).
Se no seu caso essas coisas estão acontecendo, vale a pena verificar se o valor gerado por cada tarefas foi avaliado corretamente, e se seu custo de desenvolvimento das mesmas está correto também.
Lembrando que o SCRUM é uma metodologia adaptável e flexível, então é necessário manter as boas práticas agéis em mente e a olhar cada caso individualmente, buscando sempre a melhoria continua.
Abraços,
Douglas Quintanilha