Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Intercepto da regressão não é o resultado da exclusão de variáveis

Há um erro nesta questão e no vídeo correspondente.

O intercepto da equação de regressão não o resultado estimado excluindo todas as variáveis explicativas.

Excluir uma variável do modelo é não rodar o modelo com ela.

Se você apenas posiciona a variável explicativa em zero para calcular sua estimativa, você está apenas está fazendo uma predição na origem.

No próprio exemplo dado pelo professor, de predizer um consumo de cerveja com base na temperatura e outras variáveis:

Se você estimar o consumo de cerveja com temperatura zero, você não estará excluindo o efeito da temperatura do modelo. Apenas está estimando qual será o consumo de cerveja a zero grau.

2 respostas

Olá Jonathan, tudo bem? Espero que sim!

Você está correto Jonathan, mas é exatamente essa a ideia da atividade e da aula. Talvez não tenha ficado claro da forma que esteja escrita.

A exclusão das variáveis explicativas do modelo nesse contexto é fazer o valor delas iguais a 0. Ou seja, essas variáveis não estão tendo nenhum efeito quantitativo, já que não acrescentam nada ao resultado final, restando somente o valor do intercepto.

A interpretação do intercepto foi dada durante a aula e é colocado entre parênteses que a exclusão das variáveis quer dizer o valor de X2, X3 e X4 iguais a 0 e não a exclusão dos coeficientes βs do modelo. Os coeficientes βs permanecem inalterados.

Interpretação dos coeficientes do modelo de regressão linear. Em destaque está escrito a interpretação do intercepto, que diz que com a exclusão dos efeitos das variáveis do modelo, fazendo X2 = X3 = X4 = 0, temos que o efeito médio no consumo de cerveja seria de 5951,8 litros

Estou à disposição.

Bons estudos!

solução!

Olá, João.

Agora eu entendi.

Mas acredito que, no vídeo e no exercício, o sentido ficou meio ambíguo.

Ao realizar as atividades, ficou parecendo que estava sendo ensinado que estimar o modelo no zero era excluir as variáveis ou os seus efeitos no modelo.

Lembro de algo assim ser verbalmente dito pelo professor.

Obrigado pela explanação.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software