1
resposta

input type hidden

Ao colocar hidden no input type, o campo não é exibido no form html, conforme demonstrado na aula.

Entretanto, se eu utilizar o inspecionador do navegador, consigo mudar o input type ou até mesmo o valor do id. Com isso eu consigo alterar os dados que serão submetidos.

Em localhost consigo fazer isso. Em ambiente de produção também? Se sim, como evitar isso?

1 resposta

Boa tarde, Augusto! Como vai?

Em produção isso também é possível, afinal de contas no navegador roda o tal do front-end que é totalmente possível de ser alterado pelo usuário final!

No final das contas, não tem como evitar esse tipo de mudança feita pelo seu usuário final! O que deve ser feito são validações do lado do back-end para verificar se os dados enviados estão corretos e se são seguros!

Conclusão: O que todo desenvolvedor tem que ter em mente é que no lado do cliente ( nesse caso, o navegador ) é onde forças ocultas podem agir e lá nós não temos muito controle! Sendo assim, é de extrema importância que sempre façamos as validações necessárias nos dados recebidos no back-end!

Pegou a ideia? Qualquer coisa é só falar!

Grande abraço e bons estudos, meu aluno!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software