1
resposta

Informações compartilhadas pela Carbo

A dificuldade em fazer parcerias com empresas e organizações tradicionais realmente é um grande desafio, e se origina da crença de que a preocupação com o meio ambiente não é primordial. Trata-se de um cenário trazido pela dimensão social que impacta diretamente um projeto de empreendedorismo social e inovação como o proposto pela Mara.

Contudo a crescente preocupação com modelos sustentáveis, em especial com aplicação da ESG, também reflete um oportunidade de firmar parcerias, em especial com empresas públicas e órgãos governamentais, considerando que a formação de parcerias com empresas menores e privadas permitem maior agilidade na concretização desse fomento de políticas ambientais sustentáveis pelo parceiros públicos, considerando que o poder público, de uma forma geral, não consegue imprimir a celeridade necessária para a promoção de tais objetivos em razão da própria burocracia.

Portanto, essa pode ser um oportunidade para a Mara. Buscar parcerias públicas, como universidades públicas estaduais e/ou federais, ou mesmo empresas públicas, como os Correios, para alavancar a logística reversa necessária à implantação do negócio.

1 resposta

Oii. Tudo bem?

Você trouxe um ponto crucial ao discutir a dificuldade de formar parcerias para projetos de inovação social com foco em sustentabilidade. De fato, a resistência inicial de algumas empresas é um desafio, mas, como você bem destacou, o crescimento da pauta ESG cria ótimas oportunidades, especialmente no setor público e em empresas comprometidas com políticas ambientais. A estratégia de alavancar parcerias com órgãos públicos, como universidades ou empresas estatais, pode ser um excelente caminho mesmo.

Continue refletindo sobre essas oportunidades!

Um abraço e bons estudos.