A dificuldade em fazer parcerias com empresas e organizações tradicionais realmente é um grande desafio, e se origina da crença de que a preocupação com o meio ambiente não é primordial. Trata-se de um cenário trazido pela dimensão social que impacta diretamente um projeto de empreendedorismo social e inovação como o proposto pela Mara.
Contudo a crescente preocupação com modelos sustentáveis, em especial com aplicação da ESG, também reflete um oportunidade de firmar parcerias, em especial com empresas públicas e órgãos governamentais, considerando que a formação de parcerias com empresas menores e privadas permitem maior agilidade na concretização desse fomento de políticas ambientais sustentáveis pelo parceiros públicos, considerando que o poder público, de uma forma geral, não consegue imprimir a celeridade necessária para a promoção de tais objetivos em razão da própria burocracia.
Portanto, essa pode ser um oportunidade para a Mara. Buscar parcerias públicas, como universidades públicas estaduais e/ou federais, ou mesmo empresas públicas, como os Correios, para alavancar a logística reversa necessária à implantação do negócio.