Consegui visualizar a bolinha saindo para fora quando a mesma sai da posição central do jogo, porém não entendi como o raio influencia para bolinha ficar dentro do jogo.
Consegui visualizar a bolinha saindo para fora quando a mesma sai da posição central do jogo, porém não entendi como o raio influencia para bolinha ficar dentro do jogo.
Quando criamos um objeto, por padrão a posição dele é referente ao centro dele, se ele tiver um "corpo" de 30px por 30px, ou seja, tem 900 pixels, o programa só usa 1 desses pixels como referência de posicão, e sempre é o do centro.
Para resolvermos isso, no caso do círculo que é o pacman, nós precisamos falar para o programa que o "centro" do circulo está em sua borda, e para isso temos que trabalhar com a distância do centro para a borda, que em circulos chamamos de raio. Eu ilustro na imagem abaixo:
Agora quando a borda do objeto encosta no canto da janela, ele entra na condição IF que faz com que o objeto vá para a direção oposta.
Para qualquer objeto a lógica é a mesma, independente da sua forma geométrica...