Enunciado
Você é um analista de dados em uma empresa de varejo que está trabalhando em um relatório para a equipe de marketing. A equipe solicitou um cálculo do total de vendas para produtos de categorias específicas, independentemente de qualquer filtro de categoria de produto aplicado em outras partes do relatório.
Desafio
1-Utilize a função CALCULATE() para criar uma medida DAX que calcule o total de vendas apenas para as categorias "Data Analytics" ou "Data Visualization".
Como especificado no enunciado, entendi que a função DAX deve ignorar qualquer filtro de categoria aplicado no visual. Logo a solução me parece incorreta, pois a tabela no primeiro parâmetro de FILTER está sujeita a qualquer tipo de filtro:
TotalVendasCategoriasEspecificas =
CALCULATE (
[Vendas Total],
FILTER (
Vendas,
RELATED(Produtos[Categoria]) = "Data Analytics" || RELATED(Produtos[Categoria]) = "Data Visualization"
)
)
Como exemplo (usando o relatório feito em aula), demonstrei isso com o uso de uma segmentação de Tipo e mostrando que isso altera o cartão de Margem Ebook que funciona de maneira semelhante a solução dada (em anexo).
Como alteração, proponho:
TotalVendasCategoriasEspecificas =
CALCULATE (
[Vendas Total],
REMOVEFILTERS(Produtos[Categoria]),
KEEPFILTERS(Produtos[Categoria]) = "Data Analytics"),
KEEPFILTERS(Produtos[Categoria]) = "Data Visualization")
)
Dessa forma qualquer filtro sobre a categoria é retirado e são adicionados os filtros que realmente são pedidos. Exemplo da eficiência em anexo com o exemplo do Margem Ebook.
Peço perdão se houve erro meu de interpretação, mas fiquei com essa dúvida.