Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

18
respostas

Impressão de resultado

Fiz o comando conforme orientado pelo instrutor, porem não é realizado a impressão do resultado, no exemplo da aula seria varejista, criei o comando conforme orientado, porem é apresentado somente a mensagem "Procedimento PL/SQL concluído com sucesso".

SET SERVEROUTPUT ON;

DECLARE 
  v_ID SEGMERCADO.ID%type:=2;
  v_DESCRICAO SEGMERCADO.DESCRICAO%type;

BEGIN
    SELECT DESCRICAO INTO v_DESCRICAO FROM SEGMERCADO WHERE ID = v_ID;
    dbms_output.put_line(v_DESCRICAO);
END;
18 respostas

Oi Jefferson, tudo bem?

Antes disso você rodou o SET SERVEROUTPUT? O id 2 existe em sua tabela Segmercado?

Verifica e me fala, tá bom? :)

Oi Maria, tudo bem, e vc?

Sim já rodei o SET SERVEROUTPUT ID, mesmo assim não é apresentado.

Olá Jefferson, lembro que quando estava nessa aula isso também aconteceu comigo, foi ai que percebi que a aba inferior que mostra o resultado do output estava separada da aba de log. Da uma checada nisso depois de rodar.

Guilherme, na minha aplicação só esta sendo apresentado a aba "Saída do Script", nela é apresentada apenas "Procedimento PL/SQL concluído com sucesso".

Oi Jefferson

Se puder me mandar um print da sua tela, pra gente ver, por favor. Você pode upar a imagem aqui no Imgur e nos enviar o link :D

Boa tarde!

Segue o link https://imgur.com/a/QGHB5lz

Jefferson,

Faz um teste por favor:

• Na Barra de Ferramentas, vai em Exibir e seleciona a opção Saída Dbms.

Imgur

• Após isso, clica no + e adiciona a conexão e clica em OK.

Imgur

Depois disso, execute os comandos. Não esqueça do SET SERVEROUTPUT ON; para que o resultado possa ser impresso. E me mostra o que for impresso lá, por gentileza.

Maria, fiz tudo conforme a sua instrução mas não deu certo.

Oi Jefferson,

Poderia me informar a versão do Oracle e do SQL Developer? Algumas versões do SQL Developer não fornece suporte a algumas versão da Oracle e acontece de não recuperar o buffer para impressão do dbms_output.

Boa noite,

Versão 19.4.0.354

Build 354.1759

Oi Jefferson,

Vou pedir que faça mais um teste, por favor.

Feche o SQL Developer, para que encerre todas as sessões completamente e em seguida, execute o bloco abaixo selecionando todo o código:

Imgur

SHOW SERVEROUTPUT;
SET SERVEROUTPUT ON;
SHOW SERVEROUTPUT;
DECLARE 
BEGIN
     v_DESCRICAO := obter_descricao_segmercado(2);
    dbms_output.put_line('DESCRIÇÃO ' || v_DESCRICAO);
END;

Me mostre o que retornar, tudo bem? :)

Maria boa noite,

Ao executar o comando, SHOW SERVEROUTPUT; é apresentado essa mensagem: serveroutput OFF.

Quando executo o comando, SET SERVEROUTPUT ON; não é apresentado nenhuma mensagem na tela.

O Comando SHOW SERVEROUTPUT; me apresenta essa mensagem: serveroutput ON SIZE UNLIMITED FORMAT WORD_WRAPPED.

No final ao executar o comando DECLARE v_DESCRICAO SEGMERCADO.DESCRICAO%type; BEGIN v_DESCRICAO := obter_descricao_segmercado(2); dbms_output.put_line('DESCRIÇÃO ' || v_DESCRICAO); END;

É apresentado essa mensagem: Procedimento PL/SQL concluído com sucesso.

Jefferson, tudo bem?

Me faz outro teste, por gentileza? Aqui no obter_descricao_segmercado(2), troca o parâmetro para 1: obter_descricao_segmercado(1) e me mostra o que for impresso.

Fico no aguardo :)

Boa noite,

Ocorreu o mesmo comportamento.

Oi Jefferson,

Peço desculpas pelo desgaste, isso realmente está bem estranho :/

Vou pedir para realizar mais uns testes, por favor.

Executa esse bloco:

show serveroutput;
SET SERVEROUTPUT ON;
show serveroutput;
DECLARE
  v_ID SEGMERCADO.ID%type:=2;
BEGIN
    SELECT DESCRICAO INTO v_DESCRICAO FROM SEGMERCADO WHERE ID = v_ID;
    dbms_output.put_line(v_DESCRICAO);
END;

E por ultimo, execute só o DBMS:

show serveroutput;
SET SERVEROUTPUT ON;
show serveroutput;
DECLARE
BEGIN
 dbms_output.put_line('TESTE');
 END;

Se você puder disponibilizar o código da função obter_descricao_segmercado para dar uma olhada também, por favor.

Me avise qualquer coisa :)

Boa noite,

Mesma coias, nada foi impresso, notei que quando executo o comando: SET SERVEROUTPUT ON;

Nenhuma mensagem é apresentada na tela, diferente dos outros comandos.

Oi Jefferson,

Peço desculpas por demorar a retornar, estava pesquisando pra vê se eu achava mais algumas alternativas para tentar resolver seu problema.

Quando rodamos o comando SET SERVEROUTPUT ON;nenhuma mensagem é apresentada na tela mesmo, só mostra o tempo de execução:

Imgur

Sobre o seu problema, todos os procedimentos que eu sabia, te passei para tentar resolver. O que nos resta é reinstalar o SQL Developer. Recomendo que apague todas as pastas e dependências e instalar novamente.

Peço desculpas por isso. Se eu puder ajudar em mais algo estou à disposição, tá bom? :)

Boa noite Maria!

Que isso não tem problema, entendo e agradeço pelo empenho!

Já havia desinstalado antes, mas não deu certo. :(