Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

import from vs require

Boa noite.

Eu fiz esse curso "JS na web: CRUD com JavaScript assíncrono" e o intrutor usa o import from. Ja no curso "Rest com NodeJS: API com Express e MySQL" ela usa o request. Bom, estou tentando juntar os dois cursos, ultilizando o front do primeiro curso e o crud do segundo, utilizando o mysql e o node.js e estou tendo muitos problemas.

1) No node.js nao aceita a syntax import {XXX} from "endereco", pq isso acontece? sera que é problema do es6? 2) Por que no curso "JS na web: CRUD com JavaScript assíncrono" funciona a syntax mencionada acima? Por que nao usa o node.js? 3) Posso fazer uma api sem ulilizar o node.js igual no curso "JS na web: CRUD com JavaScript assíncrono"? Ex: fazer um site e subir no hostgaitor com crud usando mysql como banco de dados? 4) No curso "Rest com NodeJS: API com Express e MySQL" ela consome e recebe dados do postman, como posso fazer isso usando o front-end do curso "JS na web: CRUD com JavaScript assíncrono"? Estou tentando fazer isso mas os dois cursos estao usando abordagens muito diferentes =(

Gosto muito do curso de vcs e a didatica e materiais sao otimos mas é muito dificil entender como conectar o front-end e o back-end, com isso seria muito bom se fizessem um curso node.js fullstack. O cuso poderia ser bem simples, somente conectando front com back e subindo no hostgator, por exemplo, e fazendo o site rodar.

Obrigado e aguardo retorno

2 respostas
solução!

Bom dia Marcelo, tudo certo?

Eu respondi um tópico com uma discussão parecida aqui, mas vou tentar te responder de forma mais específica.

  1. O Node.js começou a ser desenvolvido em meados de 2009, então ele predata muitas funcionalidades que hoje são relativamente comuns no JavaScript. Sendo assim, apesar do Node já suportar essa funcionalidade, algumas bibliotecas ainda não adotaram isso como um padrão, pois elas têm bases de código muito grandes e essa mudança não está como uma prioridade.
  2. No curso que você citou, o runtime de JavaScript é o navegador. Ou seja: não é utilizado o Node. Mas mesmo se fosse, essa estrutura já é suportada, o "problema" são os outros pacotes.
  3. Você pode sim criar e manter uma API sem utilizar o Node, mas saiba que aquela utilizada no curso tem poucas funcionalidades implementadas e provavelmente não vai ter a disponibilidade e performance necessária para executar alguns projetos. Sobre a hospedagem, eu sugiro subir o back-end e o front-end como serviços separados. Eu falo um pouco sobre como fazer isso nesse tópico aqui.
  4. Você pode utilizar os mesmos métodos fetch() para adquirir os dados, apenas apontando a URL para o seu recurso do back-end. As abordagens são diferentes pois um está gerando os serviços (o back-end) e o outro está consumindo (o front-end). Talvez esse conteúdo do Dev Soutinho esclareça um pouco o conceito.

Outro conteúdo que fazemos que vai te ajudar nessa busca de colocar os projetos no ar são os Alura Challenges, como a edição em Front End e Back End que cobrem diversos aspectos de manter projetos no ar e trabalhar com as APIs.

Eu agradeço muito o seu feedback e vou passá-lo para o time, pois essa demanda é realmente comum. Você também pode utilizar o formulário no rodapé da página para fazer a sugestão de cursos que você tenha interesse.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Ajudou muito, obrigado.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software