1
resposta

IA e Administração Pública

1. Como posso utilizar a IA, específica em Direito Administrativo, pedindo um acórdão ou uma jurisprudência, sem que ela alucine?
  2. Como eu posso pedir referências bibliográficas que existam? Passei pelo seguinte problema...quero escrever sobre um assunto, fiz um prompt sobre ele, pedi um acervo bibliográfico e o chatGPT retornou, mas os livros ou autores não existiam (ora o autor não existia, ora o livro não existia, ora os dois não existiam)....tem como diminuir esse tipo de alucinação?
1 resposta

Olá, Luiz, tudo bem?

Esse é um tema muito interessante e traz um desafio comum ao usar IA para questões técnicas e jurídicas. Sobre o uso de IA para pedir acórdãos ou jurisprudências, é importante destacar que a confiabilidade do retorno vai depender das limitações do modelo e das fontes que ele acessa. Eu não tenho certeza se o GPT possui acesso direto a bancos de dados jurídicos atualizados ou oficiais, então é sempre necessário validar as informações fornecidas em fontes confiáveis, mas é possível otimizar um prompt para tentar obter os dados:

• Para acórdãos e jurisprudência:

Seja específico no pedido: Indique detalhes como o tribunal, a data aproximada, o número do processo ou palavras-chave do caso.

Valide externamente: Mesmo que o ChatGPT forneça informações, é essencial confirmar em fontes oficiais, como portais de tribunais ou serviços especializados em pesquisa jurídica.

• Para referências bibliográficas:

Peça sugestões, não certezas: Formule o prompt pedindo fontes "prováveis" ou sugestões para validar depois. Por exemplo

"Quais livros ou artigos podem abordar o tema X? Por favor, liste autores e títulos que podem ser relevantes para consulta e validação."

Evite pedidos amplos: Solicite com detalhes, como o tema, o autor ou o ano desejado. Por exemplo:

"Liste obras publicadas sobre Direito Administrativo brasileiro focando em licitações públicas entre 2010 e 2020."

Espero ter ajudado!

Siga firme nos seus estudos e conte com o fórum sempre que precisar!

Abraços :)

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado