1
resposta

Hierarquia nas dimensões

Não entendi muito bem o conceito de hierarquia, pra que é utilizado

1 resposta

Olá Isadora tudo bem com você??

Olhei o seu perfil e observei que você iniciou há pouco tempo conosco. Não sei se já tinha algum conhecimento prévio em SQL e BD em geral, mas tentarei explicar da forma mais simples possível a questão de hierarquia. Contudo não se preocupe, esse conceito vai consolidar aos poucos para você a partir do momento que for vendo os exemplos em aula e praticando.

É normal se sentir um pouco perdida de início, pois são muitos conceitos e siglas, leva um tempo para o nosso cérebro se acostumar hehe =)

Conforme explicado em aula, a dimensão sempre irá começar a partir de um nível, o mais baixo de todos, alguns chamam isso de "nível folha", que no nosso caso é a tabela Cliente. Ela não foi escolhida por acaso, foi escolhida pois é a tabela que se conecta com todas as outras do exemplo, que são Produtos e Cidade,

Observemos o nosso exemplo:

nível mais baixo A partir do nível Cliente, subimos pela hierarquia geográfica(cidade) e pela de segmento(produto).

Aqui acho interessante te explicar um conceito de Chave Primária(Primary Key - PK e Chave Estrangeira(Foreign Key - FK)

- Chave Primária - PK é o atributo que não pode se repetir dentro da tabela e funciona como uma informação única, pense no nosso RG. Cada cidadão possuí um e não pode ter o mesmo número, correto? Essa "ID" vai existir em toda tabela, não existe tabela sem uma PK. - Chave Estrangeira - FK é a responsável por fazer a ligação entre as tabelas e para que isso ocorra é necessário que a FK seja compartilhada entre elas, por exemplo, alunos da Alura, todos nós estamos ligados pela FK aluno se existisse uma tabela chamada Alura e uma tabela para cada aluno.

tabelas de fato e níveis baixos

"O que temos na tabela de fato como chave primária é o código do cliente; é ela que irá identificar o nível folha, ou seja, o mais baixo da dimensão. É a partir desse código que iremos expandir através das hierarquias.

Como serão nossas tabelas de dimensões? Temos as entidades Cliente,Cidade,Estado,Segmento para a dimensão Cliente, temos a outra tabela que contém Produto e Tamanho.

Dentro da primeira tabela, quem identifica cada entidade dentro da dimensão será o código do cliente,portanto a chave primária da tabela de dimensão será Cliente."

Você pode observar que eu utilizei parte do que foi falado em aula e parte que eu achei necessário simplificar e explicar =D

Espero ter ajudado, qualquer dúvida é só chamar!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software