Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Hieraquias de tabelas

No MongoDB existem hierarquia de tabelas? Estou passando um banco de dados estruturado no modelo relacional para o noSQL (mongoDB) e me surgiu essa dúvida.

Eu tenho a tabela USUARIO, que contem email e senha, e as tabelas DESENVOLVEDOR e EMPRESA, que contém os dados específicos de cada usuário. No mongoDB eu faria uma “coleção” única?

Exemplo de como está atualmente:

Coleção: USUARIO

DOCUMENTS:

_id XX
tipoUsuario
"Empresa"
email
"empresa@email.com"
senha
"123456789"
telefone
"21940028922"

_id YY
tipoUsuario
"empresa"
conta_bancaria
"1010101010"
cnpj
"1234567890"
razao_social
"TECH FULL"
area_negocio
"Empresa de Serviço"

_id ZZ
tipoUsuario
"desenvolvedor"
nome
"Alice"
sobrenome
"da Silva"
genero
"Feminino"
data_nascimento
"30/10/1998"
conta_bancaria
"1111111111"
cpf
"01234567800"

habilidades
Array (2)
experiencia
"5 anos"

tag_desenvolvedor
Array (2)
status
true

Eu poderia, por exemplo, remover o primeiro documento e adicionar os valores de email, senha e telefone diretamente nos outros? Isso ficou confuso para mim.

1 resposta
solução!

Oi! Como você está?

Essa decisão deve ser tomada de acordo com o que faz mais sentido para o seu projeto. Você pode estruturar os dados em uma única coleção, que abrange todos os tipos de usuários: com todos os dados, seja para empresas ou desenvolvedores, em uma única coleção. Nesse caso, você pode adicionar campos relevantes para todos os tipos de usuários, tornando um documento mais completo.

Outra abordagem é ter coleções distintas para cada tipo de usuário. Por exemplo, você teria uma coleção "empresas" e outra "desenvolvedores". Cada uma teria apenas os campos específicos para o tipo de usuário correspondente.

Então, qual escolher?

A resposta depende de como você planeja acessar e consultar os dados. Se os campos diferem muito entre os tipos de usuários, a abordagem de coleções separadas pode ser mais limpa. Se existe uma sobreposição significativa nos campos, pode ser mais prático ter tudo em uma única coleção.

Lembre-se também da flexibilidade do MongoDB. Os documentos podem variar, então não se preocupe muito com uma estrutura rigidamente definida.

Espero que isso esclareça um pouco as opções para você!

Grande abraço.