Scrum
Scrum
O Scrum não é uma sigla, mas um termo que define uma formação do rugby em que oito jogadores (os chamados forwards) se abraçam e criam um escudo humano com o objetivo de empurrar o time adversário.
O nome do framework foi escolhido pensando na sinergia de um grupo em torno de um objetivo comum, tal qual acontece com a formação original no rugby. O Scrum se guia, portanto, pelo foco de uma equipe em um mesmo objetivo e nos esforços conjuntos para atingir uma meta comum.
O Scrum é um framework, não um método.
Isso significa que o Scrum é um esqueleto metodológico ao qual podemos acoplar diferentes técnicas de desenvolvimento de produtos. No caso do software, acoplamos ao framework a técnica de desenvolvimento deste produto.
Assim, o Scrum pode ser usado para a criação de qualquer produto complexo, sendo que a sua principal aplicação é no desenvolvimento de softwares.
Scrum é um framework leve que ajuda times a trabalharem juntos para construir produtos complexos. Imagine como um guia que fornece estrutura e flexibilidade para lidar com projetos em constante mudança.
Como surgiu? Inspirado no jogo de rugby (onde o "scrum" é uma formação de jogadores), o framework foi criado por Jeff Sutherland e Ken Schwaber na década de 90, a partir de ideias de Hirotaka Takeuchi e Ikujiro Nonaka.
Por que usar? O Scrum divide o projeto em ciclos curtos (sprints), com entregas incrementais e feedback constante, tendo ênfase na comunicação e colaboração entre o time e o cliente, e por fim permite que o time se ajuste às mudanças de requisitos de forma rápida e eficiente.
Elementos chave:
Livros de referência.: