Olá Allan :)
Com certeza tiveram que resolver os problemas de qualidade dos serviços. A alguns anos a Vivo investe extensivamente na internet de fibra, o que não vemos todas as operadoras realizarem. E esse é um ponto ressaltado em todas as campanhas publicitárias da empresa. com a #vivofibra.
A passagem da campanha funcional (#pegabem) para a com aspecto emocional se deu exatamente porque a marca já havia recuperado sua confiança na qualidade dos seus serviços, como você trouxe. Um aspecto importante aqui também é que o consumidor está mudando cada vez mais, e cada vez mais é preciso de criar um vínculo emocional com o consumidor para que ele vire um fã da marca.
A Vivo nunca veio a público reconhecer que realmente havia problemas de qualidade, mas fez isso por meio dos serviços mesmo, com o reconhecimento externo do seu público. A empresa a alguns anos atrás, levava internet para regiões onde as concorrentes não chegavam, para os interiores dos estados, fator que influencia nesse reconhecimento também.
Neste artigo você vai encontrar um caso de rebranding do próprio grupo Alura, acredito que pode acrescentar a discussão: https://www.alura.com.br/artigos/rebranding
Espero ter te ajudado, qualquer dúvida nosso time está aqui para te auxiliar.
Bons estudos, abraços.