2
respostas

Git revert e git reset

Fala pessoal, boa tarde, queria saber qual a diferença entre o git revert e o git reset com o id do commit, o que tem de diferente em usar cada um?

Obrigado.

2 respostas

Oi Rafael,

O git revert reverte as alterações de um commit antigo, e assim que ele reverter, ele cria um commit novo com os dados revertidos, ou seja, ele não modifica nenhum dos commits anteriores.

O git reset é um pouco diferente, ele modifica para qual commit o "ponteiro" da branch está apontado. Você pode utilizar isso para desfazer alguma alteração, mas tem que tomar cuidado porque você vai modificar todo o histórico de commits.

Em linhas gerais, o que pode ser feito é o seguinte, se um commit foi feito, mandado para o github, e depois você vê que ele precisa ser desfeito, use o "git revert" para reverter ele.

Mas se você tá na sua máquina local, acabou de fazer um commit mas não deu push ainda, dá pra usar o git reset para apontar o ponteiro pra um commit anterior e reescrever o histórico para fingir que você nunca fez esse commit.

Espero ter ajudado :)

Muito bom, adorei a explicação cara, consegui entender muito bem agora e principalmente quando usar cada um, as vezes usava desodernadamente, abraços, excelente resposta !

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software