É preciso criar release a partir da tag exportada no GIT-HUB. Provavelmente algumas modificações via novas versões do GIT-HUB, GIT e do curso.
É preciso criar release a partir da tag exportada no GIT-HUB. Provavelmente algumas modificações via novas versões do GIT-HUB, GIT e do curso.
Oi, Denis, tudo bem?
Peço desculpas pela demora em te responder!
Realmente por conta de algumas atualizações do Git e GitHub, o uso dos comandos para a criação de tags, não cria uma release ao serem exportados para o repositório no GitHub, contudo como bem observado por você, no próprio site, é possível criar releases de forma simples ao clicar com o botão direito nos três pontos de configuração, dentro da pasta do projeto na aba Tags, e selecionar a opção Create release.
Contudo é possível criar uma release diretamente pelo terminal, por meio da implementação de algumas configurações adicionais que envolvem a instalação do Chocolatey, um gerenciador/ instalador de pacotes, e do gh (GitHub Command Line).
A GitHub CLI é uma ferramenta de código aberto para uso do GitHub na linha de comando do computador. Ela atua como uma linha de comando que leva pull requests, issues, releases e outras funcionalidades da interface do GitHub ao seu terminal para que você possa fazer todo o seu trabalho em um só lugar, o que economiza tempo e eleva a produtividade, para evitar a mudança de contexto.
Caso você tenha interesse em aprender mais sobre como realizar uma release diretamente pelo terminal, segue o passo a passo necessário.
Inicialmente realizaremos a instalação do gerenciador/instalador de pacotes, Chocolatey no computador. Para isso, clique neste link, selecione a opção Individual e copie o comando Set ExecutionPolicy
que será apresentado no site:
Agora, abra a aba de pesquisa do Windows e procure por Windows PowerShell e execute o programa como administrador.
Cole o código do site Chocolatey e aperte ENTER. Para confirmar a instalação, digite no prompt do Powershell o comando choco e veja a versão instalada.
No prompt do Powershell, digite choco install gh para instalar o gh. Responda a pergunta com a letra Y para confirmar e realizar a instalação. Após instalado, feche o PowerShell e abra novamente.
Em seguida, no prompt do PowerShell, digite gh auth login. Quatro perguntas serão feitas uma a uma, você deve responder cada uma com as respectivas opções: **GitHub.com, HTTPS, Y, Login with a web Browser.
Ao responder essas perguntas você receberá um código de oito dígitos na tela do Power Shell. Ao clicar na tecla ENTER, uma página do navegador será aberta, nela será necessário realizar a autenticação com as informações de login e senha do GitHub.
Após a autenticação, você irá colar o código de oito dígitos recebido previamente e o processo estará concluído.
Abra o Git Bash na pasta onde está o arquivo do qual será feita a release e digite o comando abaixo. No próprio terminal, aparecerá um link do GitHub para acesso da release:
gh release create v0.1.1 --notes "Release diretamente do terminal"
Vá até o site do GitHub, na pasta do seu projeto e procure pela aba Release dentro da aba Tags.
Assim, será possível criar uma release diretamente pelo terminal.
Caso queira se aprofundar sobre o GitHub CLI, recomendo a documentação da ferramenta, que irá apresentar outras possibilidades e comandos do GH:
O conteúdo recomendado está em inglês, o uso da língua inglesa é comum na área de tecnologia, mas não se preocupe, se não tiver afinidade com o idioma,recomendo que utilize o tradutor do navegador para uma melhor compressão.
Espero que esta explicação tenha ajudado a sanar suas dificuldades ou pelo menos minimizá-las. Reforço que caso surjam novos desafios, estarei à disposição para te ajudar.
Grande abraço!
Boa noite, Rodrigo, tudo bem?
Obrigado pela resposta bem abrangente. Ainda estou "atolado no chocolatey", mas vou insistindo devagar. Parei todos os cursos por causa disso e também porque quis aprender a usar o Figma, do ponto de vista do designer criador. Achei uns cursos melhores na internet, mais objetivos, mais fáceis, talvez por serem em Inglês, e estou aprendendo com eles. Enquanto isso os cursos da Alura estão adormecidos e esperando bom tempo.
Até porque estou completamente perdido no curso Alura Oracle ONE Turma 3, não sei pra onde vai nem o que fazer. Começou bem, mas depois do básico até setembro, esmigalhou-se numa panacéia de assuntos e LIVES desconexas. Contudo, continuo insistindo devagar como disse, e aos poucos vou me norteando. O Discord a mim não ajuda, muito pelo contrário, complica ainda mais. Uma hora destas eu me acerto com ele também.
Ao mesmo tempo resgatei um website do defunto Geocities que havia criado para mim próprio em 1999 e estive corrigindo ele até o ponto de ser publicado no Git-Hub mais adiante. Hoje em dia este excesso de recursos me deixa completamente atarantado, mas vou indo no meu passo.
Não entendi nada do que você escreveu aí em cima, mas confesso que parece organizado. Primeiro vou ver uns dois vídeos que achei na internet pra tentar entender melhor essa história de Chocolatey e Node, e posteriormente tentarei seguir seus passos aí definidos com precisão.
Obrigado pela atenção que, apesar de tardia, me pegou quase do mesmo jeito que eu estava três meses atrás, completamente desestimulado, mas seguindo devagar. Como militante político voluntário, as eleições me atrapalharam um bocado também.
Abraços.