Meu gestor é uma pessoa que consegue equilibrar muitas características que considero importantes. Ele atua com a firmeza necessária para o cargo, alinha muito bem metas e expectativas, mantém controle sobre as entregas, auxília no desenvolvimento da equipe, oferece feedback de maneira construtiva. No entanto foi a empatia e o clima de confiança e respeito espelhado em sua postura profissional, que mudou a minha forma de gerir a minha equipe. Com ele aprendi que equilibrar exigência e apoio, olhar para as pessoas não apenas como colaboradores e estar mais atenta às necessidades e ao comportamento de cada um é fator diferencial no engajamento. Uma equipe que tem em seu gestor um ponto de apoio e o reconhece como vetor para seu desenvolvimento trabalha melhor e com grande satisfação contribuindo para um ambiente saudável e eficaz. Absorver essa habilidade foi desafiador. Para mim o que funcionou foi estar atenta ao que motiva cada membro da minha equipe. Com o tempo entendi que ser autêntica e buscar fortalecer minhas relações interpessoais aumentou a conexão com a equipe, que por sua vez se sentiu confortável em trazer suas dúvidas, problemas e necessidades, compartilhando opiniões de forma construtiva. Liderar com empatia me mostrou que um ambiente seguro é extremamente favorável ao desenvolvimento profissional e traz grandes ganhos para a empresa.