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Gestão de Conflito

Antes da reunião:

Reúna informações sobre o conflito (quem está envolvido, o que aconteceu, impactos).
Defina o objetivo da reunião: resolver o conflito, restaurar o clima, alinhar expectativas.
Escolha um ambiente neutro e seguro para todos se sentirem à vontade.

Ao iniciar a reunião deixe claro que o objetivo é criar um espaço seguro para conversar sobre algumas dificuldades que têm impactado na equipe.

Procurar ouvir, entender e buscar juntos soluções que fortaleçam o trabalho e o relacionamento da equipe.

Importante manter o respeito mútuo, a escuta ativa, foco na solução e conduzir com neutralidade.

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3 respostas

Olá, Leonildo! Como vai?

Que orientação sensível e bem estruturada para lidar com situações delicadas!

A sua resposta mostra grande cuidado com o preparo prévio da reunião, valorizando a coleta de informações e a definição clara de objetivos. Também se destaca pela preocupação com o ambiente emocional, ao propor um espaço seguro e acolhedor para o diálogo.

Como sugestão de melhoria, sua solução poderia incluir exemplos de perguntas facilitadoras que ajudem a conduzir a conversa de forma construtiva e empática.

Fico à disposição! E se precisar, conte sempre com o apoio do fórum.

Abraço e bons estudos!

AluraConte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

E nos casos mais complexos, em que um dos envolvidos reluta até em escutar, qual seria a melhor estratégia para a resolução desse tipo de conflito? O afastamento?

Olá, José! Como vai?

O afastamento pode parecer uma solução imediata, mas nem sempre é o mais eficaz ou saudável.

O ideal é adotar estratégias graduais que favoreçam o diálogo. Conversas individuais prévias ajudam a entender bloqueios emocionais sem a pressão do grupo. A mediação com apoio externo também pode ser eficaz, oferecendo neutralidade e segurança. Reformular o convite à escuta com empatia e oferecer pausas estratégicas são formas de reduzir a tensão e abrir espaço para a conversa.

O afastamento deve ser considerado apenas como último recurso, quando todas as tentativas de diálogo falharam e o comportamento está comprometendo o ambiente coletivo. Mesmo nesse caso, é importante que haja um plano de acompanhamento ou reintegração. O foco deve ser sempre restaurar o vínculo e promover segurança psicológica, pois a escuta é uma habilidade que pode ser desenvolvida com tempo e apoio adequado.

Espero ter ajudado e fico à disposição se precisar.

Abraço e bons estudos!

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