Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Funcionalidade

Bom dia, como vocês estão?

Tenho uma duvida referente a funcionalidade da senha inserida dessa forma, pois ao abrir o excel ele pergunta se eu desejo habilitar o macro ou não, pois pode danificar o pc.

This workbook contains macros. Do you want to disable macros before opening the file? Macros may contain viruses that could be harmful to your computer. If this file is from a trusted source, click Enable Macros. If you do not fully trust the source, click Disable Macros.

Dessa forma, clicando em desabilitar o macro nao abre e logo não protege a planilha.

Eu entendo que a aula foi muito util para eu entender alguns conceitos, mas fiquei com essa duvida. Tinha até começado a procurar como inserir uma hash, como sha256, para proteger, mas fiquei nesse impasse.

att, Bruno Mattedi,

1 resposta
solução!

Encontrei uma forma em um forum, através deste código:

Private Sub Workbook_Open()
    'Step 1: Declare your variables
      Dim ws As Worksheet
    'Step 2: Start looping through all worksheets
      For Each ws In ThisWorkbook.Worksheets
            'Step 3: Unhide All Worksheets
            ws.Visible = xlSheetVisible
            'Step 4: Loop to next worksheet
      Next ws
    'Step 5: Hide the Start Sheet
      Sheets("START").Visible = xlVeryHidden
End Sub

Parece funcionar bem, desde que antes de salvar, o usuário tenha ocultado as outras planilhas e deixado apenas a START visível.

Assim, eu fiz um segundo macro para deixar a planilha START visível e ocultar as outras ao fechar o excel.

Private Sub Workbook_BeforeClose(Cancel As Boolean)

Sheets("START").Visible = xlSheetVisible

i = Worksheets.Count
    For x = 1 To (i - 1)
        Sheets(x).Select
        ActiveSheet.Visible = xlSheetHidden
    Next x

Me.Save

End Sub

Desde que o usuario nao saiba utilizar VBA, a planilha esta segura. Por curiosidade, teri alguma forma de proteger mesmo neste caso?