Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
6
respostas

Função sorteia

Function sorteia(n){
return Math.round(Math.random() * n)
}

Olá pessoal, desculpem pela dúvida simples. Sou iniciante, estou progredindo razoavelmente bem até o momento, e no exercício do jogo de adivinhação, a lógica foi perfeita, consegui fazer conforme a solução. Entretanto, pequei ao não colocar "return" dentro da função. Gostaria de saber o porquê de essa função necessitar de return e a "mostra", por exemplo, não precisar. Agradeço!

6 respostas

Bom dia Eduardo,

Beleza?

function sorteia(n){ return Math.round(Math.random() * n) };

Esta função necessita de um return, pois toda vez que você usa-la ela irá RETORNAR um valor, a função mostra ela não retorna nada de fato, ela apenas faz algo.

A função sorteia você pode usar o resultado dela para alimentar uma variavel, por exemplo:

function sorteia(n){ return Math.round(Math.random() * n) };
var numero = sorteia(100);

E poderá usar a variável em qualquer outro lugar.

Espero ter ajudado.

Oi Eduardo existem funções com e sem retorno quando a função apenas processa um valor e depois imprime dentro da função ela não retorna nada.

function mostra(frase){
      document.write(frase);
  }

Já quando a função é chamada para sortear um número e repassar para quem a chamou precisa ter a palavra chave return.

function sorteia(n){
 return Math.round(Math.random() * n)
 };

Após a execução da função o resultado ou seja o numero aleatório sorteado vai para

var numero = sorteia(100);

Espero ter ajudado. Vou ficar monitorando qualquer dúvida.

E aí Eduardo, tudo tranquilo?

Acredito que esteja no programa do jogo de adivinhar correto?

Então vou usar do exemplo do código pra explicar. Como o Maison falou, existem funções que retornam algo e funções que não. No início também me bati para entender o porquê.

Mas é bem simples, vejamos a função:

function sorteia(n){
        return Math.round(Math.random() * n);
    }