Olá! Boa tarde. Não tive problemas no código e nem nada, mas eu não entendi os reais motivos para usar o MELT e o que esta função faz por debaixo dos panos.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Olá! Boa tarde. Não tive problemas no código e nem nada, mas eu não entendi os reais motivos para usar o MELT e o que esta função faz por debaixo dos panos.
Olá, Lucas! Tudo bem com você?
O motivo para usar o método .melt() da biblioteca Pandas é por causa da visualização dos dados com o .violinplot(), onde estamos interessados em plotar cada exame e analisar como estão distribuídos os valores desses exames para cada diagnóstico (B e M), então o .melt() ajudará nessa atividade.
Para ficar mais claro, vou mostrar um exemplo que está na documentação do método:
# início do código
import pandas as pd
df = pd.DataFrame({'A': {0: 'a', 1: 'b', 2: 'c'},
'B': {0: 1, 1: 3, 2: 5},
'C': {0: 2, 1: 4, 2: 6}})
dfSaída:
| A | B | C | |
|---|---|---|---|
| 0 | a | 1 | 2 |
| 1 | b | 3 | 4 |
| 2 | c | 5 | 6 |
pd.melt(df, id_vars=['A'])Saída:
| A | variable | value | |
|---|---|---|---|
| 0 | a | B | 1 |
| 1 | b | B | 3 |
| 2 | c | B | 5 |
| 3 | a | C | 2 |
| 4 | b | C | 4 |
| 5 | c | C | 6 |
O método .melt() criará três colunas que são: a coluna da variável identificadora, coluna da variável e coluna dos valores dessa variável. Você define a coluna identificadora com o parâmetro id_vars, em nosso exemplo foi escolhida a coluna A. Como não definimos qual coluna será utilizada como variável o método utiliza todas as colunas exceto a coluna utilizada como identificadora, por isso a coluna variable apresenta os valores B e C e a coluna value são valores presentes nas colunas utilizadas como variáveis, no nosso exemplo são os valores de 1 a 6 que estão nas colunas B e C. Dessa forma fica mais simples a plotagem do .violinplot(), bastando apenas passar as colunas faladas anteriormente resultantes do melt.
Espero ter ajudado e que tenha ficado claro, mas se ainda persistir alguma dúvida estou sempre à disposição para esclarecer.
:)
Oi Bruno! Obrigado pela ajuda.