1
resposta

Fórmula DAX para cálculo entre datas no Power BI, feito linha a linha.

Tenho uma tabela com as seguintes colunas:

Data; Horímetro (em horas); Qtd Graxa (em Kg).

O horímetro é uma espécie de relógio que marca as horas de funcionamento de um equipamento durante toda a sua vida. Imagine um bebê: No primeiro dia de vida deste bebê ele tem 24h de vida. No segundo dia ele terá 48h de vida. No seu 1º ano ele terá 8760h de vida. O mesmo se aplica ao equipamento durante seu funcionamento e a esse tempo (vida) chamamos de horímetro.

Preciso realizar um cálculo de consumo médio de graxa (Kg/h). Vamos supor que ontem o horímetro era X. Hoje o reservatório foi abastecido com 10kg de graxa e o horímetro é Y. O meu cálculo precisa retornar a seguinte equação: 10/(Y-X). Desta forma eu terei o consumo médio entre cada abastecimento.

Alguém pode ajudar a identificar a melhor forma de fazer isso?

1 resposta

Oii Andre, tudo bem?

Você pode criar as seguintes medidas:

  • Essa para pegar o valor do horímetro do dia anterior:
valor dia anterior = CALCULATE(SUM([horimetro]), [data] - 1)
  • Essa para pegar o valor do horímetro do dia atual:
valor dia atual = CALCULATE(SUM([horimetro]), [data])
  • E essa aqui, para fazer o consumo médio do abastecimento:
média graxa = SUMX ('tabela', [quantidade_graxa] / ([valor dia atual]-[valor dia anterior]))

Eu sugiro que você teste essas fórmulas e verifique se retorna o resultado desejado, pois como não temos acesso a sua base de dados, ficamos um pouco no escuro, mas espero que isso te ajude. Qualquer coisa é só falar :)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software