Primeiramente gostaria de parabeniza-los pelos cursos, são ótimos!
Estou com uma duvida na criação do MER abaixo.
Tenho 5 entidades (especialização de entidade Bdc) identificadas em verde.
Cada uma dessas cinco entidades podem ter Trechos, Iadc e/ou Fotos (entidades identificadas em vermelho) relacionado a elas através de 3 entidades associativas (BdcTrechos, BdcIadc e BdcFotos) que estão identificadas em azul.
Minha duvida é a seguinte:
Na entidades associativas (azul) a relação será feita recebendo as PK das 5 entidades especializadas (em verde), ou seja, nestas 3 entidades associativas (azul) vão possui 5 FK que tem origem da cada entidade especializadas (verde)
Ocorre que cada tupla das entidades associativas (azul) vão receber somente uma FK, sendo que as outras 4 sempre vão ser nulas (de acordo com as regras no negócio).
Exemplificando: Ao criar um registro na entidade BdcVeiculos, posso registrar uma ou mais imagens fotográficas deste veiculo. Na entidade Fotos essas imagens serão registradas (gravadas/cadastradas) e na entidade BdcFotos será feita a relação entre essas entidades. As PK idBdvVeiculos e idFotos se tornam FK na tabela associativa BdcFotos. As demais FK dessa entidade (BdcFotos) vão ficar nulas.
Resumindo: vou ter 3 entidades associativas com 5 FK (além de seus atributos próprios), e sempre 4 FK terão valores nulos. Sei que podem haver FK nulas se a regra do negócio assim exigir, mas mesmo assim isso me incomoda um pouco.
Agora se, ao invés de criar essas 3 entidades associativas, eu tivesse criado uma relação de cada uma das entidades especializadas (em verde) diretamente com as 3 entidades em vermelho com a cardinalidade N:M, todas essas relações se tornariam uma nova tabela e esta, além de seus próprios atributos, teria somente uma FK, não ocorrendo assim tuplas com FK nulas.
O pró disso que não haverá ocorrencias em tuplas com FK nulas e o contra é que ao invés de possui somente estas 3 entidades associativas, teria agora 15 entidades, ou seja, 12 entidades a mais que atualmente tenho.
Confesso que não sei ao certo qual a melhor estratégia. Gostaria da opinião de vocês.