Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Fiz o passo a passo e não funcionou a conexão

Estou a horas tentando fazer funcionar a instalação, pois o professor não ensina no curso como fazer no linux. Eu encontrei dois sites da alura que dava o passo a passo para realizar a instação por meio prompt e a configuração de usuário e senha. Seguir o passo a passo religiosamente.

Depois seguir o passo a passo para instalação do workbench. Novamente, segui religiosamente. Mas como eu já tinha visto muitos comentários, eu sabia da possibilidade de aparecer essa mensagem:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Tentei vários mecanismo que encontrei na internet e nenhum resolveu. O único que não tentei foi :

ALTER USER 'root'@'localhost' IDENTIFIED WITH mysql_native_password BY 'password';

Pois sinceramente, não concordo. Se entendi bem, ele irá apagar a senha que criei e ficará no padrão. Eu não sei se quero meu banco de dados sem uma senha criada por mim. A minha pergunta é, tem alguma forma de eu resolver o problema mantendo a minha senha e se não, eu posso mudar essa senha depois?

2 respostas
solução!

Bom dia Germana!

Vai depender da versão e do engine mySql. de todo modo a primeira tentativa que você pode fazer é usar SUA password após a palavra chave BY

Exemplo, vc definiu sua password como 'Alura2022'

Execute

ALTER USER 'root'@'localhost' IDENTIFIED WITH mysql_native_password BY 'Alura2022';

Ajudou, obrigada!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software