Tenho esse erro depois de adicionar a expressão na região
repo
A fórmula que eu pus está exatamente de acordo com o mostrado :/ o que posso fazer?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Tenho esse erro depois de adicionar a expressão na região
repo
A fórmula que eu pus está exatamente de acordo com o mostrado :/ o que posso fazer?
Olá Letícia! Tudo ok contigo?
Parece que você está tendo um problema com a expressão que você adicionou no Report Builder do Power BI. O erro que você está vendo geralmente ocorre quando o parâmetro de escopo (scope parameter) de uma função agregada não é válido.
No seu caso, parece que o problema está na expressão:
=Sum(FieldsFaturamento.Value, "Região")/Sum(FieldsFaturamento.Value, "dsVendas")
E também na expressão:
=FieldsFaturamento.Value/Sum(FieldsFaturamento.Value, "Região")
O erro está indicando que o parâmetro de escopo ("Região" e "dsVendas") não é válido para a função de agregação Sum. Isso pode acontecer se o nome do grupo, região de dados ou conjunto de dados que você está usando como parâmetro de escopo não existir ou estiver escrito incorretamente.
Primeiramente, verifique se "Região" e "dsVendas" estão corretos e existem no seu relatório. O parâmetro de escopo deve ser igual ao nome de um grupo contendo, ao nome de uma região de dados contendo, ou ao nome de um conjunto de dados. Lembre-se que a correspondência deve ser exata, incluindo maiúsculas e minúsculas.
Se os nomes estão corretos, então o problema pode estar na forma como você está usando a função Sum. Quando usada em uma expressão, a função Sum agrega valores em um especificado escopo. O escopo pode ser um nome de um conjunto de dados, um nome de grupo ou um nome de região de dados. No seu caso, você está tentando usar "Região" e "dsVendas" como escopo.
Tente alterar a expressão para:
=Sum(Fields!Faturamento.Value, "Região")/Sum(Fields!Faturamento.Value, "dsVendas")
E também para:
=Fields!Faturamento.Value/Sum(Fields!Faturamento.Value, "Região")
Note o uso do ponto de exclamação (!) após Fields. Isso é usado para referenciar um campo em um conjunto de dados.
Espero que isso possa te ajudar a resolver o problema. Lembre-se, a manipulação de expressões pode ser um pouco complicada no começo, mas com prática e paciência, você vai pegar o jeito.
Espero ter ajudado, abraços e bons estudos!