1
resposta

Faça como eu fiz: praticando o autofeedback

1. Contextualização Em reuniões da empresa eu sinto que não foco no que está sendo discutido. Sendo que de maneira geral não me sinto motivado e engajado com o que é colocado na empresa.

2. Definição de critérios de avaliação

Participação e absorção dos temas levados em reunião;

1. Solicitação de feedback externo

Minha superior verificou que não dou 100% nas atividades que a empresa exige, de modo que em alguns momento fica evidente o meu desinteresse. Meu colegas já perceberam que eu não estou tão aparente todos os dias para as questões colocadas. Não tenho muita paciência em transmitir o que eu sei.

1. Reflexão e avaliação

Percebo que meu engajamento em reuniões e, principalmente, em treinamentos está abaixo do que poderia ser. Isso impacta meu aprendizado e crescimento como profissional, deixando de aprender e ter uma bagagem que me proporcionaria aprendizados para o meu cargo atual e para minha carreira como um todo.

1. Identificação de áreas para desenvolvimento

Áreas de desenvolvimento: Humildade e escuta ativa para entender as demandas que não sejam somente as minhas; Trabalho em equipe e visão sistêmica para crescimento do time; Maior interesse e disposição nas atividades realizadas;

1. Plano de ações

Plano de ação:

• Fazer um plano de cursos para aprender mais sobre melhores técnicas de comunicação, interação interpessoal e desenvolvimento das soft skills;
  • Buscar oportunidades de crescimento e desenvolvimento nos momentos de interação com meus pares, superiores e clientes. Fazendo mais chamadas de discussão com os clientes, solicitando mais momentos de feedback com minha superior, tendo mais momentos de compartilhamento de aprendizado com meus pares;
  • Verificação de melhores oportunidades para a além do âmbito organizacional e trazer esses aprendizados para os demais campos da minha vida;
  1. Monitoramento e ajustes

Verificação dos feedbacks dos meus colegas de trabalho, chefe e cliente; Verificação da minha assiduidade e participação nas reuniões; Verificação da quantidade de chamadas realizadas com os clientes e se essas chamadas foram importantes para a resolução dos chamados;

1. Celebração e conquistas

A qualidade da minha interação melhorou. Recebi feedbacks positivos sobre minha performance e estou mais abertos para críticas e aprendizados;

1 resposta

Oi, Matheus! Como você está?

Obrigado por compartilhar suas reflexões e aprendizados com a comunidade Alura.

Verdade, a humildade e escuta ativa fortalece sua participação nas reuniões e interações de trabalho. Esse passo de observar o que pode melhorar é essencial e mostra seu compromisso em crescer profissionalmente.

Conte com o apoio do Fórum na sua jornada.

Até mais, Matheus!