1
resposta

Faça como eu fiz: comunicação de resultados

Segue uma simulação de como eu, no papel de líder da equipe, comunicaria os resultados das métricas de forma clara, objetiva e com foco na melhoria contínua:

Pessoal, bom dia!

Gostaria de compartilhar com vocês os resultados das principais métricas que acompanhamos nas últimas quatro semanas. Isso nos ajuda a entender onde estamos indo bem e onde podemos melhorar juntos.

IPainel de Métricas Ágeis da Equipe – Visão Geral de Desempenho

1. Velocidade da equipe Nosso time entregou, em média, 28 pontos por sprint, mantendo uma boa consistência. Isso mostra que estamos com uma cadência estável. Essa métrica nos ajuda a planejar melhor as próximas sprints e manter previsibilidade com nossos stakeholders.

2. Lead Time Nosso lead time médio foi de 6 dias, do início até a entrega de uma demanda. Notamos que as demandas com maior tempo estão concentradas em dependências externas. Vamos avaliar com os times envolvidos como reduzir esse gargalo.

3. Taxa de Retrabalho Identificamos que 12% das tarefas entregues precisaram de correção após entrega. A meta é reduzir esse índice para menos de 8%. Para isso, reforçaremos o uso de critérios de aceite e revisões técnicas mais estruturadas antes da entrega.

4. Satisfação dos stakeholders (NPS interno) Tivemos uma média de 8,4 (em uma escala de 0 a 10), com destaque para feedbacks positivos sobre a comunicação e alinhamento de expectativas. Vamos manter esse bom relacionamento e continuar melhorando a transparência sobre os prazos.

Essas métricas não são para controle, e sim para nos dar visibilidade e autonomia. Quero que todos se sintam parte da melhoria contínua. Se tiverem sugestões ou quiserem aprofundar algum ponto, estou à disposição para conversarmos!

1 resposta

Olá, Karoline, como vai?

Sua comunicação está muito bem estruturada. Você conseguiu apresentar os dados de forma objetiva, contextualizando cada métrica com comentários que reforçam a transparência e o foco na melhoria contínua. A maneira como você associou as métricas a ações práticas, como a revisão dos critérios de aceite ou a investigação de gargalos em dependências externas, torna sua simulação bastante realista e útil para um ambiente ágil.

Parabéns por compartilhar um exemplo tão bem elaborado. Continue trazendo suas contribuições, o fórum está sempre à disposição.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!