Vou usar meu trabalho atual como exemplo e indicar abaixo primeiramente quais perguntas eu faria no processo de entrevista, e logo depois como eu imagino que ficaria um mini-mundo nessa situação.
Perguntas:
- Quais são as principais dores da equipe que podem ser aliviadas com uma boa modelagem de dados?
- Atualmente, como é a rotina de trabalho da equipe?
- Como você imagina um cenário ideal de trabalho da equipe?
- Qual o principal problema precisa ser completamente eliminado com este banco de dados?
- Quais são os elementos mais importantes no processo da equipe atualmente? Pessoas, canais, cargos, prazos e etc...
- Quantos conteúdos são produzidos atualmente para cada canal?
- Qual é a taxa de atraso ou não entrega de um conteúdo atualmente?
Fazendo uma simulação das respostas, imagino um relatório final do mini-mundo da seguinte maneira:
A empresa ABC Content presta serviço de produção de conteúdo para a empresa Top Industries. A ABC Content conta com um time de cinco escritores, que ficam responsáveis, cada um, por uma pauta de jornal e três pautas de rede social por semana. Cada pauta tem pelo menos uma fonte, mas eventualmente pode ter duas ou mais. Cada pauta também tem um prazo a ser cumprido. As pautas de jornal são publicadas às quartas feiras, portanto precisam seguir um cronograma: devem ser redigidas até a quinta-feira da semana anterior, devem ser aprovadas com as fontes de sexta a segunda-feira anterior à publicação, e passar por ajustes finais na terça-feira. Às quartas-feiras pela manhã devem estar prontas para publicação. Já as pautas de aplicativo são mais maleáveis. As datas de publicação são menos fixas e podem ser alteradas com mais facilidade. A única regra é que o perfil na rede social não deve publicar mais de dois conteúdos por dia, preferencialmente um pela manhã e um à tarde.
Antes de aprovar com a fonte, cada escritor deve submeter o texto para revisão de um editor e isso deve acontecer até quinta-feira da semana anterior.
Queremos com este projeto controlar melhor os prazos de entrega dos conteúdos, monitorar os atrasos e entender os principais focos de gargalo na rotina de produção, além de concentrar em determinados escritores alguns assuntos ou fontes específicas, criando um relacionamento maior entre eles e mais facilidade no acesso a informações futuras e produção de novas pautas.