Nesta semana, tive a oportunidade de aplicar as técnicas de paráfrase e questionamento reflexivo em interações do meu cotidiano profissional.
Percebi que a paráfrase me ajudou a confirmar se realmente havia entendido o que o outro estava comunicando. Além de evitar interpretações equivocadas, essa prática transmitiu ao interlocutor a sensação de que suas ideias estavam sendo valorizadas.
Já o questionamento reflexivo foi fundamental para aprofundar a conversa. Ao formular perguntas que levavam a pessoa a pensar mais sobre o que estava dizendo, consegui promover diálogos mais ricos e colaborativos.
Aprendizados e Desafios
Aprendizado: pequenas mudanças na forma de ouvir podem transformar a qualidade da comunicação.
Desafio: manter a disciplina de aplicar as técnicas em todas as conversas, principalmente em situações mais rápidas ou informais.
Conclusão
A escuta ativa é uma habilidade que exige prática, mas seus resultados são claros: promove conexões mais autênticas, melhora o clima de confiança e torna a comunicação mais eficaz. Pretendo continuar utilizando essas técnicas para fortalecer minhas interações profissionais e pessoais.