Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Exercício Tabuada

import java.util.Scanner;

public class TabuadaNumero { public static void main(String[] args) { Scanner sc = new Scanner(System.in); double numero;

while (true) {
        System.out.print("Digite um número para ver a tabuada (pode ser positivo, negativo, inteiro ou decimal): ");
        String input = sc.nextLine().replace(",", ".");

try {
            numero = Double.parseDouble(input);
            break; 
        } catch (NumberFormatException e) {
            System.out.println("Entrada inválida! Digite apenas números (sem letras ou símbolos).\n");
        }
    }

System.out.printf("\nTabuada do número %.2f:\n", numero);
    for (int i = 1; i <= 10; i++) {
        double resultado = numero * i;
        System.out.printf("%.2f x %d = %.2f\n", numero, i, resultado);
    }

sc.close();
}

}

2 respostas
solução!

Oi, Sheila! Como vai?

Agradeço por compartilhar seu código com a comunidade Alura.

Seu código está muito bem estruturado! A forma como você trata a entrada com replace(",", ".") é uma ótima ideia para aceitar números com vírgula, o que torna a aplicação mais amigável para quem está acostumado com o formato brasileiro.

Curiosidade: em Java, quando usamos Scanner com nextLine(), é possível capturar até números com vírgula se tratarmos isso com replace(",", "."), como você fez. Isso ajuda muito na usabilidade da aplicação!

Espero ter ajudado. Conte com o apoio do Fórum na sua jornada. Fico à disposição.Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado

Olá Rafaela, mais uma vez obrigada! Exato, aqui eu tive que quebrar um pouco a minha cabeça porque a IDE (uso a IntelliJ) estava configurada para aceitar , e eu não sabia até então, sendo assim pensei que talvez fosse por isso que ela não estivesse aceitando ponto. Então pensei em colocar algo no código onde o usuário pudesse digitar as duas coisas. Obrigada pela observação.