Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Exercicio Final

Estou quebrando a cabeça, mas não consegui achar solução ainda, não gostaria da resposta pronta, se possivel apenas de um norte. Estou realizando o exercicio final. Gerei os numeros aleatorios. Armazenei os palpites da loteria. Fiz uma condição para que houvessem 6 numeros. Mas não consigo fazer o programa compare os numeros iguais ou diferentes que estão nas duas variaveis. Gostaria de exibir uma informação tipo você acertou: (x a y) você errou (z q p).

5 respostas

Se você adicionou os números da aposta em uma lista A e os números sorteados numa lista B, deve fazer algo como:

percorre lista A 
    percorre lista B
      se  elemento de A == elemento de B
          escreve(você acertou) 
    fim da lista B
fim da lista A

João eu fiz isso, mas queria ir além, eu queria mostrar os elementos da lista A iguais aos da lista B quando o cliente não consegue acertar todos.

Ex:

Elementos lista A = 1 2 3

Elementos lista B = 1 3 4

Gostaria que ele mostrasse você acertou 1 3, Entendeu ?

Quando ele não acertar todos os números queria que ele mostrasse pelo menos os que ele acertou.

Amigo, para comparar números de variáveis não use o (==) use o método .equals ! nesse sítio você encontra mais sobre o método.

Equals

solução!

@Lucas

Basta criar uma nova lista C, para adicionar os acertos

cria lista C
percorre lista A 
    percorre lista B
      se  elemento de A == elemento de B
          C.adiciona(elemento de A)
    fim da lista B
fim da lista A

com os elementos adicionado em C você percorre a lista para exibir os acertos.

percorre lista C
    escreve(você acertou elemento de C)
fim da lista C

ou ainda antes de percorrer a lista C, você verifica o tamanho das duas listas A e C, pois se forem iguais quer dizer que você acertou todas e nem precisa percorrer a lista.

@Felipe o método equals() compara conteúdo de objetos, o que é muito usado na comparação de String por exemplo, aqui estamos comparando tipos primitivos, no caso números inteiros. E também aqui não estamos usando nenhuma linguagem de programação mas apenas o conceito lógico.

João quando crescer quero ser que nem você, funcionou perfeitamente, to ate pensando em vender pra loterica o sistema kk. Obrigado mesmo cara.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software