Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Exercício Classe Perfil

import java.util.Scanner;

public class Perfil { public static void main(String[] args) { Scanner scanner = new Scanner(System.in);

System.out.print("Digite seu nome: ");
    String nome = scanner.nextLine();

System.out.println("Olá " + nome + "!");

scanner.close();
}

}

3 respostas
solução!

Oi, Sheila! Como vai?

Agradeço por compartilhar seu código com a comunidade Alura.

Gostei de ver que você está utilizando a classe Scanner para capturar a entrada do usuário. Essa abordagem é bastante útil para interagir com o usuário em tempo de execução. É importante sempre lembrar de fechar o Scanner após seu uso, como você fez, para evitar vazamentos de recursos.

Abraços e até mais!

Ícone de sugestão Para saber mais:

Sugestão de conteúdo para você mergulhar ainda mais sobre o tema:

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Olá Monalisa! Obrigada por sua dica! Eu tinha lido que era recomendado para sistemas grandes, como achei que o meu código era pequeno demais eu achei que não precisasse colocar. Se não fecharmos este comando podemos ter problemas de espaço na memória certo?

Oi, Sheila!

Sobre sua última dúvida: sim, mesmo em códigos pequenos, é uma boa prática fechar o Scanner. Quando usamos Scanner scanner = new Scanner(System.in);, o recurso de entrada padrão (System.in) permanece aberto, o que pode levar ao consumo desnecessário de memória ou até conflitos se outras partes do programa tentarem usá-lo depois.

Mesmo que o impacto em códigos simples seja pequeno, manter esse hábito ajuda a evitar problemas em projetos maiores. Então continue fechando o Scanner com:

scanner.close();

Fico à disposição. Abraços e bons estudos!

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!