Olá Halyne, tudo bem?
Bem, o que acontece é o seguinte:
O seu código JS é executado linha por linha, como uma receita de bolo, iniciando pela linha 01 e correndo até o seu final.
Quando declaramos uma função, como por exemplo .
function mostra(frase) {
document.write(frase);
pulaLinha();
}
Essa função é de certar forma ignorada em sua execução. Digo, de certa forma ignorada, porque na verdade, esses códigos são devidamente interpretados, contudo, para que o seu sistema utilize ele para alguma coisa, essa função tem que ser chamada, caso contrário, ela será apenas uma linha de código que não fará nada.
Como chamamos a função? apenas utilizando o seu nome seguido de ();
Vamos desmembrar o seu código para tentar esclarecer.
function pulaLinha() {
document.write("<br>");
document.write("<br>");
}
function mostra(frase) {
document.write(frase);
pulaLinha();
}
Todas essas linhas estão feitas corretamente e não geram erros, contudo, não fazem NADA no seu código até agora... por quê?
O programa não consegue "entrar" em uma função sem que esta tenha sido chamada, o que vai acontecer em seguida.:
mostra("Olá pessoal!");
Veja, aqui, no código acima, você está chamando a função mostra e está passando como parâmetro uma frase que, no caso, é "Olá pessoal".
Assim, na hora de executar o código será redirecionado para a sua função mostra, que por sua vez executara o comando document.write e escreverá uma mensagem na tela. Após essa linha de código, ele executa a chamada de uma nova função, chamada pulaLinha() e agora sim, ambas as funções estão sendo executadas e utilizadas no código.
O que acontece na função pula linha, ela insere um código no corpo do documento, em HTML, que é o (break row), assim, ele cria uma nova linha para a próxima mensagem que será escrita.
e isso se repete em todas as outras linha em que você "chama" a função mostra.
Espero ter ajudado.
new Saudacao();
; )