1
resposta

Exemplos

Vi o vídeo do Paulo e fiquei com uma pequena dúvida, no vídeo ele fala sobre criar um código para ajudar em algo do dia-dia, ai fiquei pensando muito e não encontro algo que eu possa fazer, alguem tem exemplos? Sei que pode ser algo muito pessoal, mas talvez com exemplos eu tenha uma ideia um pouco mais "clean"

1 resposta

Fala, Gustavo! Tudo bom?

A ideia de conciliar programação à alguma atividade mais próxima a você te ajuda a desenvolver melhor os conceitos apresentados no curso. Uma dica é observar as atividades que você realiza no dia a dia ou talvez até de pessoas próximas a você. Como dica, você pode observar alguns exemplos de outros alunos pelo fórum (ao final de cada atividade, naquele botão "Discutir no Fórum" você acessa as respostas referentes a aquela aula). E também irei citar alguns exemplos aqui:

  • Uma calculadora para operações básicas entre dois números. Selecione o primeiro número, a operação, e depois o segundo número.

  • Agora imagine a situação onde um streamer de jogos eletrônicos gostaria de saber qual a média de acessos ao seu canal na plataforma que utiliza para trabalho, sabendo que monitorou três dias diferentes e os dados registrados foram: 710mil, 432mil, e 310mil.

  • Imagine por exemplo que você conhece uma pessoa que trabalha com entregas em aplicativos de delivery. Essa pessoa consegue fornecer a você a informação de quantas corridas ela faz por dia, juntamente com o valor médio das corridas. Agora imagine que você pode responder algumas perguntas com programação, por exemplo: Quanto essa pessoa ganhou em um dia? Quanto ela ganharia por mês caso fizesse a mesma quantidade de corridas? Supomos que essa pessoa tenha alguma meta mensal e já fez Y no mês, agora aparece a pergunta: Quantas corridas ainda faltam para conseguir alcançar aquela meta?.

  • Outra pessoa conhecida que trabalha com produção de salgados (principalmente coxinhas) precisa saber o quanto cada compra/abastecimento de ingredientes gera em retorno financeiro (a chamada função Lucro, da matemática financeira). Que tal tentarmos calcular quanto se gasta na produção de uma coxinha, sabendo que para se fazer uma coxinha utiliza-se 40g de frango por unidade. O quilograma do frango congelado no supermercado está custando R$15,00 (valor fictício). Supondo um valor fictício de X reais para o preço da coxinha, quantas coxinhas dá para se fazer e qual o retorno financeiro? E quanto ao custo dos outros ingredientes?.

    Dica: Visite alguns sites de receitas e tente procurar valores unitários para cada unidade de coxinha e tente avaliar todos os ingredientes. Para encontrar as quantidades, veja o operador de divisão inteira (módulo).

Não precisa ser nada complexo, mas pode ir te ajudando a desenvolver os conceitos que já viu durante o curso. E se isso te ajudar na sua rotina diária ou de alguém próximo a você irá gerar um valor especial e o aprendizado se tornará mais eficaz.

Para a construção dos códigos, o ideal é fazer de um passo por vez e tentar dividir as atividades complexas em atividades menores. E se for necessário, até programe cada parte do seu código em arquivos diferentes, para testar quais partes estão funcionando bem e quais precisam ser melhoradas.

Espero que os exemplos sejam de bom proveito, e se ainda tiver alguma dúvida, estou por aqui. Ótimos estudos e grande abraço!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!