Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Exemplo de variavel categórica

Eu entendi o propósito da variável categórica, entretanto nesse exemplo que o instrutor deu essa utilização não faz muito sentido.

Por exemplo, caso o usuário pesquisasse "python", não teria uma categoria para isso, sei que é só um exemplo para a aula, mas gostaria de saber uma situação em que essas variáveis categóricas realmente funcionassem e fossem necessárias.

Desde já agradeço.

1 resposta
solução!

Olá, Gabriel! Tudo tranquilo por aí?

Variáveis categóricas são as características (ou colunas) que não possuem valores quantitativos, são definidas por várias categorias, como é o caso da variável busca exemplificada na aula. A categoria a que o instrutor se refere é cada valor único apresentado na coluna. Por exemplo, algoritmos representa a categoria 0, que é um dos valores únicos em nosso conjunto de dados, Java a categoria 1 e assim sucessivamente.

Como outro exemplo do uso de variáveis categóricas, vamos supor que estamos trabalhando em um modelo que classifique se um imóvel será comprado ou não na cidade do Rio de Janeiro e na base de dados temos uma coluna com a "Zona" do imóvel, que recebe 4 diferentes valores "Zona Oeste" , "Zona Sul", "Zona Norte" e "Zona Central". Logo para a característica "Zona" temos 4 categorias. Como nosso modelo não irá interpretar esses valores da forma que estão teremos que transformar essa variável em colunas dummies que receberão somente valores 0 e 1 , que é o processo que o instrutor demonstrou em aula.

Espero ter ajudado, mas se ainda persistir alguma dúvida estou sempre à disposição.

:)

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.Bons Estudos!