Olá. Eu gostaria de saber como posso rodar um script durante a inicialização do Ubuntu. Algumas distribuições utilizam o rc.local.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Olá. Eu gostaria de saber como posso rodar um script durante a inicialização do Ubuntu. Algumas distribuições utilizam o rc.local.
Nilo,
Acabei de fazer um teste utilizando o /ect/rc.local. Fiz as seguintes operações:
Criei um script em bash bem simples que escreve no arquivo boot-time.log a data e hora do boot:
#!/bin/bash
date >> /home/alphabraga/Scripts/boot-time.logEm seguida abri o arquivo rc.local
sudo vim /etc/rc,localE editei o mesmo adicionando a chamada para o meu script ele ficou assim:
#!/bin/sh -e
#
# rc.local
#
# This script is executed at the end of each multiuser runlevel.
# Make sure that the script will "exit 0" on success or any other
# value on error.
#
# In order to enable or disable this script just change the execution
# bits.
#
# By default this script does nothing.
/home/alphabraga/Scripts/boot-time.sh
exit 0Reiniciei a minha máquina e abri o arquivo boot-time.log para verificar se ele funcionou.
Abaixo conteúdo do arquivo:
Mon Aug 6 20:12:41 -03 2018Basta seguir esses passsos.
Existe também o arquivo ~/.profile que é executado sempre que se faz login no shell. Seguem informações do cabeçalho do arquivo:
# ~/.profile: executed by the command interpreter for login shells.
# This file is not read by bash(1), if ~/.bash_profile or ~/.bash_login
# exists.
# see /usr/share/doc/bash/examples/startup-files for examples.
# the files are located in the bash-doc package.
Você pode usar também o /etc/profile. Mas lembre que com ele vai funcionar apenas no momento do login de todos os usuários e não no boot do sistema.